Galp compra mais 25% da Titan e passa a deter 100% da empresa

Galp compra mais 25% da Titan e passa a deter 100% da empresa

A portuguesa Galp adquiriu mais 24,99% do capital da Titan, passando a deter a totalidade da empresa de energia solar fotovoltaica. Negócio está avaliado em 140 milhões de euros.

Aportuguesa Galp adquiriu mais 24,99% do capital da Titan, empresa criada através de uma joint venture com o Grupo espanhol ACS, passando a deter a totalidade da empresa. O negócio está avaliado em 140 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado e Valores Mobiliário (CMVM), a empresa liderada por Andy Brown explica que “esta participação foi comprada à empresa Cobra, que antes pertencia à ACS, por 140 milhões de euros”.

Recorde-se que em setembro de 2020, a Galp e o grupo espanhol ACS concluíram a transação que resultou na constituição de uma joint venture com vista ao desenvolvimento de uma carteira de projetos de energia solar fotovoltaica em Espanha, com uma capacidade de geração de eletricidade de 2,9 GW. Na altura, a empresa portuguesa adquiriu 75,01% da joint venture, mantendo a ACS uma participação de 24,99%. Agora, com a aquisição destes 24,99%, a Galp passa a deter 100% da Titan.

O portefólio da Titan inclui 1,15 GW de centrais solares fotovoltaicas já em operação e outros projetos em diferentes estados de desenvolvimento com cerca de 1,6 GW de capacidade que se espera que estejam concluídos até 2024. Todas as centrais são localizadas em Espanha.

Georgios Papadimitriou, COO da unidade de Renováveis e Novos Negócios da Galp, congratula-se com o negócio sinalizando que “ao assegurar a propriedade total da Titan, que detém uma parte significativa do portfólio de renováveis da Galp na Península Ibérica, conseguimos assegurar mais controlo e opções relacionadas com este desenvolvimento, criando mais valor e oportunidades”, afirma, citado na nota.

#anecrarevista #atualidade #sustentabilidade #eficienciaenergetica #GalpEnergia #galp #veículoselétricos

#bateriaseletricas #mobilidade