Observatório INDICATA | BEVs usados superam todas as outras motorizações

Observatório INDICATA BEVs usados superam todas as outras motorizações

Os BEVs usados online B2C continuam a ter um desempenho superior ao dos outros grupos motopropulsores e do mercado em geral. As vendas anuais foram 109% mais elevadas em Junho de 2022 em comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto as vendas de Híbridos aumentaram apenas 22% no mesmo período e as vendas de usados a Gasóleo e usados a Gasolina caíram 17% e 32%, respetivamente.

As vendas online B2C para todas as motorizações em Junho foram 9,0% inferiores às de Maio e 17,4% inferiores às de Junho de 2021. Com as vendas em termos homólogos em queda durante cinco dos seis meses deste ano, não deverá ser surpreendente ver as vendas de automóveis usados online B2C acumuladas em Junho serem 18,0% inferiores às do primeiro semestre do ano passado, embora o crescimento das vendas online signifique que as vendas estão 2,2% acima do mesmo período em 2019.

O desafio para as vendas continua a ser obter o stock de qualidade certa e os níveis de stocks online B2C no início de Julho são 13,2% inferiores aos do início do mês anterior e 23,2% inferiores aos do início de Julho de 2021.

Com a procura de BEVs tão elevada e o stock limitado, a rotação de stock dos BEVs usados em Junho aumentou 135% em termos homólogos e estão agora a vender muito mais rapidamente do que as outras motorizações, com uma rotação de stock de 7,1x.

O nosso índice de preços baseia-se num conjunto consistente de automóveis indexados contra Janeiro de 2021 e foi reposto para o início do novo ano, o que cria uma subida típica de cerca de 2%-4%, seguida normalmente por uma curva descendente dos preços médios devido ao impacto do ciclo de vida do produto. A falta de um stock de qualidade adequado combinado com a forte procura de automóveis usados continua a ver os preços subirem acentuadamente, com um aumento adicional de 1,1 pontos percentuais no nosso índice de preços a retalho de automóveis usados. Isto significa que o preço médio de um automóvel usado é agora 9,5pp mais alto do que no final do ano passado.