CESVIMAP participa num projecto da Comissão Europeia para recuperar baterias de veículos elétricos

CESVIMAP participa num projecto da Comissão Europeia para recuperar baterias de veículos elétricos

O CESVIMAP, o Laboratório de Mobilidade MAPFRE, participa no programa Horizon Europe através do projecto BATRAW. Este projecto, financiado com 10 milhões de euros, visa reciclar baterias recuperadas de veículos eléctricos, que já não podem ser utilizadas de novo, e tirar partido dos seus materiais. Desta forma, reduzirá a pegada de carbono associada à mobilidade elétrica, actuando sobre o fabrico de baterias.

O projecto BATRAW inclui dois testes-piloto com baterias de veículos eléctricos, para recuperar todos os metais e materiais que contêm, ou seja, cobalto, níquel, manganês, lítio, grafite, alumínio e cobre. A informação chave capturada durante o projecto será disponibilizada a todos os interessados através de um passaporte digital de bateria, armazenado na cadeia de bloqueio Minespider.

BATRAW, que teve início em 1 de Maio com a primeira reunião do consórcio, inclui uma primeira fase centrada no desenvolvimento de directrizes de concepção ecológica para apoiar a reparação e desmontagem de baterias, bem como as melhores práticas para o manuseamento e transporte seguro destes resíduos.

Além disso, o BATRAW irá também criar um protótipo de bateria a partir das matérias-primas recuperadas e um passaporte de bateria digital para capturar e comunicar informações chave ao longo do seu ciclo de vida, incluindo o aprovisionamento, processamento, (re)utilização e reciclagem de componentes.

CESVIrecambios, o seu Centro de Tratamento Autorizado para veículos em fim de vida, fornecerá ao grupo de trabalho baterias de veículos eléctricos desactivados e com a tecnologia que desenvolveu para desmantelamento, reparação e substituição de baterias. Como especialista em veículos electrificados – um campo em que investiga há mais de 10 anos – desenvolverá métodos optimizados para o desmantelamento de baterias, fornecendo ideias valiosas para a sua concepção, reutilização e reciclagem.

O projecto BATRAW tem um orçamento total de 13.212.811 euros, dos quais 10.236.986 euros são financiados pela Comissão Europeia ao abrigo do programa-quadro Horizon Europe, o principal programa de financiamento da UE para a investigação e inovação para 2021-2027.

#anecrarevista #reparação #anecra #aftermarket #atualidade #mobilidade #mercadoautomóvel #sustentabilidade #eficienciaenergetica #veículoselétricos #bateriaseletricas #mobilidade