A Repsol obtém um resultado líquido de 2.539 milhões de euros

A Repsol obtém um resultado líquido de 2.539 milhões de euros

A Repsol alcançou um resultado líquido de 2.539 milhões de euros no primeiro semestre do ano, período em que continuou a progredir nos seus objectivos de descarbonização e incorporou parceiros nos seus negócios que reforçam o valor da empresa.

Este valor, juntamente com os 2.499 milhões de euros obtidos em 2021, compensa parcialmente os resultados de 2019 e 2020, que superaram perdas de mais de 7.100 milhões de euros, resultantes de ajustamentos de ativos no caminho para ser zero emissões líquidas e da pandemia global de saúde.

A primeira metade do ano foi marcada por um contexto internacional excecionalmente volátil, condicionado pelas tensões causadas pela guerra na Ucrânia, que levou a um aumento dos preços das matérias-primas nos mercados mundiais.

O valor contabilístico dos inventários que a Repsol armazena como reserva estratégica para Espanha, e que contribuem para garantir o abastecimento, representou quase metade do resultado líquido, influenciado pela subida dos preços internacionais dos hidrocarbonetos.

As refinarias do Grupo estão a sofrer uma profunda transformação para se tornarem centros multienergéticos e garantir a sua sustentabilidade futura, o que levou a empresa a registar provisões para a deterioração do seu valor contabilístico. Estas provisões foram responsáveis pela maioria dos resultados específicos para o semestre: -1,844 milhões.

O lucro líquido ajustado superou os 3.177 milhões de euros, com uma contribuição significativa dos negócios internacionais, dos quais cerca de 56% são da área de Exploração e Produção, que desenvolve toda a sua atividade fora de Espanha.

Face ao aumento dos preços internacionais da gasolina e do gasóleo, a Repsol exemplificou o seu compromisso com a sociedade ao oferecer descontos significativos nas suas estações de serviço, o que se traduziram em mais de 150 milhões de euros de poupança para os seus clientes no final de junho. Este número teve um impacto nos resultados das estações de serviço em Espanha, que não obtiveram lucro no segundo trimestre.

Josu Jon Imaz, CEO da Repsol “O esforço que estamos a fazer para continuar a gerar emprego e investimento para Espanha, transformar-nos e sermos emissões líquidas zero, é notável. Assumimos este compromisso com responsabilidade, tal como estamos a contribuir para a sociedade, ajudando os nossos clientes num momento complicado e, ao mesmo tempo, garantindo o fornecimento. Tudo isto, apesar do contexto internacional incerto e do facto de estarmos a acabar de ultrapassar uma pandemia, que está a causar perdas significativas”.

#anecrarevista #reparação #anecra #aftermarket #atualidade #Repsol #lubrificantes