Audi Denkwerkstatt e Techstars procuram e apoiam startups para o ecossistema da Audi

Audi Denkwerkstatt e Techstars procuram e apoiam startups para o ecossistema da Audi

Start-ups para contribuir para o sucesso da estratégia da Audi: em colaboração com a start-up internacionalmente reconhecida Techstars, a Audi Denkwerkstatt está a lançar um novo programa para start-ups em fase inicial e futuros fundadores. A unidade de inovação da Audi associa-se assim a um dos principais campos de atuação da estratégia empresarial “Vorsprung 2030”: construção de um ecossistema digital centrado no cliente e no automóvel. Foca-se em ideias empresariais que visam melhorar a experiência de mobilidade e oferecer aos utilizadores um valor acrescentado na sua vida quotidiana. Os produtos, serviços e tecnologias inovadoras no domínio digital desempenharão, portanto, um papel particularmente importante. O objetivo do programa é apoiar e incentivar os fundadores, bem como as start-ups em fase inicial, enquanto ficam, mais rapidamente, preparados para o mercado e para os modelos empresariais digitais relacionados com a mobilidade, num ambiente altamente competitivo.

Através do “Vorsprung 2030” a Audi apresentou uma estratégia clara para a transformação elétrica e digital da empresa. Inclui a construção de um ecossistema digital no contexto da condução elétrica e automatizada. O que engloba a experiência de carregamento de automóveis elétricos, conceitos globais de mobilidade, ligando os utilizadores entre si, bem como serviços digitais tanto no interior como no exterior do veículo. O objetivo é melhorar as experiências de mobilidade dos consumidores. Assim, as ideias que promovem as novas áreas estratégicas de negócio da Audi e que oferecem valor adicional ao cliente serão consideradas prioritárias no novo laboratório de Inovação. Outro objetivo do programa é estabelecer a ligação dos participantes a uma variedade de departamentos Audi para um potencial acesso a recursos e transferência mútua de conhecimentos.

As start-ups e os fundadores que desejem dedicar o seu talento empresarial à procura de soluções promissoras nos campos da digitalização e da mobilidade podem candidatar-se a dois programas. Aqueles que quiserem saber mais podem encontrar os detalhes sobre o processo de candidatura e seleção para o programa de pré-aceleração a partir de 1 de agosto de 2022, bem como para o programa de aceleração a partir de 26 de setembro de 2022, no site da Techstars. O programa consiste em duas fases de três meses, que se desenvolvem uma na outra: o programa de pré-aceleração, que é dirigido a fundadores individuais, e o programa de aceleração, que é adaptado às fases iniciais das start-ups. Na fase de pré-aceleração, a Audi Denkwerkstatt e a Techstars apoiam conjuntamente os participantes no desenvolvimento de uma ideia promissora e na construção de uma equipa adequada. Este programa implica também uma série de master classes, mentorias, e treino de pitch coaching para os fundadores, que terão acesso a uma rede global de empreendedores, investidores e mentores ao aderir. Os participantes estarão ligados uns aos outros, para que possam montar as suas equipas ideais de fundadores.

Os alunos bem-sucedidos do programa de pré-aceleração, que tenham passado o pitch final desta fase, são elegíveis para participar na fase de três meses do programa de aceleração. As start-ups estabelecidas na fase inicial podem saltar o programa de pré-aceleração e candidatar-se diretamente ao programa de aceleração, sem necessidade de completar previamente o programa de pré-aceleração. A conclusão bem-sucedida do programa de aceleração oferece a possibilidade de colaboração a longo prazo com a Audi. A fim de garantir que se concentrem no desenvolvimento das respetivas ideias comerciais, os participantes individuais e as equipas de start-ups recebem apoio financeiro. O programa de aceleração dá acesso a uma vasta rede global de mentores, investidores, fundadores e parceiros. O primeiro mês do programa é dedicado à avaliação da adequação dos produtos ao mercado. Inclui uma extensa formação prática com mentores para ajudar os fundadores a melhorar os seus produtos numa prova de conceito sólida. Segue-se a fase de execução, no segundo mês. A fase final está centrada em ajudar as start-ups a aperfeiçoar os seus modelos de negócio financeiros com estratégias adicionais em torno da angariação de fundos.

A diversidade é uma componente chave do programa para promover o maior potencial de inovação possível. Por conseguinte, todo o programa é dirigido a fundadores e equipas de start-ups de todas as nacionalidades com diferentes conjuntos de competências, bem como de todas as proveniências profissionais e académicas. Ao avaliar os fundadores do programa, os conhecimentos técnicos, e um espírito empreendedor notável, bem como um elevado nível de motivação e criatividade intrínseca, desempenham um papel idêntico. A assertividade e o espírito de equipa são também necessários. Sendo um poço de fusão para a comunidade de start-ups europeia, Berlim oferece condições ótimas para a implementação do programa.

“O Audi Denkwerkstatt está a impulsionar a inovação para modelos empresariais digitais na Audi. O nosso objetivo é desenvolver inovações centradas no cliente de forma rápida e eficiente, e depois prepará-las para o mercado. Tendo a Techstars do nosso lado como um parceiro forte, estamos a abrir-nos a uma comunidade inovadora externa e a ideias comerciais ainda mais excitantes. Ao mesmo tempo, estamos a otimizar a interface entre a nossa corporação e a comunidade de start-ups”, explica Tim Miksche, Chefe da Audi Denkwerkstatt.

Martin Schilling, Diretor Geral da Techstars Berlin Accelerator, destaca: “Ciclos de produto e inovação cada vez mais curtos e novas linhas de negócio digitais – todos estes fatores estão a influenciar a atual transformação da indústria automóvel. Juntamente com a Audi Denkwerkstatt, a Techstars irá apoiar fundadores ambiciosos e assegurar que a velocidade da inovação aumente. Estamos ansiosos por criar oportunidades para os fundadores através do modelo comprovado da Techstars que combina capital, programas e ligações.”

Audi Denkwerkstatt pode rever os seis anos de experiência no ecossistema de start-ups

Desde a fundação em 2016, Audi Denkwerkstatt já recebeu o prémio “Melhor Laboratório de Inovação na Alemanha” (atribuído no estudo conjunto “Corporations on the heels of startups” da Infront Consulting e da revista Capital, em 2019 e 2020)  – duas vezes. A experiência adquirida através deste programa de grande sucesso no âmbito do empreendedorismo constitui a base do novo realinhamento estratégico. Um resultado deste contínuo avanço: sob a abordagem de inovação aberta, a intenção é que a colaboração entre fundadores e start-ups externos seja intensificada no futuro. Isto baseia-se no potencial de inovação na interface entre a Audi e o ecossistema de star-up.

Sobre a Techstars

A rede mundial da Techstars ajuda os empresários a terem sucesso. Fundada em 2006, a Techstars começou com três ideias simples – os empresários criam um futuro melhor para todos, a colaboração impulsiona a inovação, e as grandes ideias podem vir de qualquer lugar. Agora a Techstars tem a missão de permitir a todas as pessoas do planeta contribuir e beneficiar do sucesso dos empreendedores. Para além de executar programas de aceleração e fundos de capital de risco, a Techstars faz isto ao ligar start-ups, investidores, empresas, e cidades para ajudar a construir comunidades prósperas de start-ups. A Techstars investiu em mais de 3.000 empresas com um limite de mercado combinado de mais de 140 biliões de dólares.

#anecrarevista #mercadousados #anecra #atualidade #comprarcarro  #aftermarket  #reparação #aftermarket  #volkswagen  #volkswagenautoeuropa