Ascendum vende negócio automóvel à Litocar

Ascendum vende negócio automóvel à Litocar

A Ascendum acaba de anunciar a venda da sua empresa Ascendum Auto, ao grupo Litocar, empresa especializada no setor automóvel.

Segundo o comunicado oficial da venda, a integração na Litocar efetiva-se a partir de 1 de agosto de 2022, sendo que a operação envolve a alienação total da Ascendum Auto, que detém concessionários em Lisboa, Coimbra, Leiria e Viseu, e comercializa automóveis novos e usados das marcas Volvo, Mitsubishi Motors, Fuso e Maxus.

Fim de uma parceria

Na imagem de abertura, Ângela Lança de Morais, Administradora Executiva do Grupo Ascendum, aquando da inauguração do novo concessionário Ascendum Auto em Lisboa, em finais de 2018.

Na ocasião, a Administradora executiva declarou que “Estas instalações modernas representam a forma como vemos o futuro na Ascendum. (…)

Na Ascendum, encaramos o futuro com confiança, sabendo que temos uma equipa fantástica e uma grande marca como a Volvo como nosso parceiro, sempre na vanguarda da inovação tecnológica. O que, sem dúvida, nos ajudará a surfar esta enorme onda, desafiadora, mas capaz de nos tornar mais fortes como empresa e como equipa”.

Foco no cliente empresarial

O grupo Ascendum em Portugal (detido em 50% pelo Grupo Nors) passa agora a ficar totalmente direcionado para o segmento empresarial: Ascendum Máquinas, Ascendum Camiões e Ascendum Agro.

Para João Mieiro, Presidente do Conselho de Administração, “esta operação permite à Ascendum Auto estar em boas condições para enfrentar com êxito os desafios futuros, estando integrada num Grupo empresarial 100% dedicado aos automóveis, com provas dadas de excelência de gestão e forte solidez financeira.”

No entanto, nem tudo são perdas para o Grupo Ascendum, que viu a Ascendum Camiões ter resultados animadores na Volvo Trucks. A marca de camiões Volvo a registou a liderança nos seis primeiros meses de 2022, em termos de matriculações em Portugal. Esta, teve um crescimento de 52% face ao ano de 2021 (dados da ACAP).

Litocar comemora 40 anos com novo desafio

João Cardoso, CEO do Grupo Litocar referiu que “no âmbito do nosso plano estratégico, o crescimento, a sustentabilidade, o alargamento da nossa oferta e a presença em todos os segmentos de mercado, são objetivos a atingir. Com a aquisição da Ascendum Auto e com a marca Volvo, cujos valores partilhamos, vamos atingir parte importante dos mesmos.

Prosseguir com a atividade (da Ascendum Auto, NDR) é um enorme desafio, mas, com a ajuda de todos e a dedicação e capacidade das nossas equipas, estamos certos de que iremos superá-lo.”

 

Susanne Hägglund – Managing Director da Volvo Car Portugal, dá as boas-vindas à Litocar na sua entrada no mundo Volvo: “É um grupo nacional com décadas de experiência no retalho automóvel com o qual partilhamos algumas ideias para o futuro. Estamos alinhados em diversos temas como, por exemplo, nos capítulos da sustentabilidade e a importância da eletrificação automóvel.

Estamos ansiosos por começar a trabalhar em conjunto.

Aproveitamos a oportunidade para a agradecer à Ascendum Auto todo o excelente trabalho realizado ao longo de todos estes anos em que foi determinante para alavancar e a solidificar a presença da Volvo em Portugal. Desejamos-lhes as maiores felicidades para o futuro”.

Fonte: Automotive revista