PRR Portuguesa Fusion Fuel recebe subsídio de 10 milhões de euros para produção de hidrogénio verde em Sines

PRR Portuguesa Fusion Fuel recebe subsídio de 10 milhões de euros para produção de hidrogénio verde em Sines

Foi revelado ontem, quinta-feira, que 10 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vão ser para um subsídio à empresa portuguesa Fusion Fuel para iniciar o investimento para a produção de hidrogénio verde em Sines.

Em declarações ao ‘Expresso’, Frederico Figueira de Chaves, administrador financeiro da Fusion Fuel, explicou que estão confiantes com a concretização do projeto e confirmou que “o investimento vai avançar. Este mercado do hidrogénio verde vai existir”.

A Fusion Fuel candidatou-se no ano passado ao aviso do Fundo Ambiental, direcionado especificamente a apoios ao investimento em hidrogénio e gases renováveis, que disponibilizava no total 62 milhões de euros a fundo perdido, sendo que o limite máximo por projeto era de 10 milhões de euros, o valor que a empresa portuguesa vai receber.

A publicação explica ainda que o investimento, que no total será de 25 milhões de euros, dirige-se a uma unidade de produção de hidrogénio verde em Sines com 6,6 megawatts (MW) de capacidade de eletrólise, que tem como objetivo produzir anualmente 764 toneladas de hidrogénio verde, sendo que em Portugal, o consumo anual é de cerca de 77 mil toneladas por ano, diz Frederico Figueira de Chaves.

Ao ‘Expresso’, disse ainda que a empresa já em vista um comprador, apesar de não o ter revelado. “Estamos em discussões bastante avançadas com quem achamos que vai ser o comprador do gás”.

Fonte: Executive Digest / Expresso

#anecrarevista #reciclagem #reparação #ambientes #anecra #atualidade #aftermarket #hydrogenpowered