Hub de Lisboa da Volkswagen DS cria solução de RH para mais de 600 mil trabalhadores do grupo

Hub de Lisboa da Volkswagen DS cria solução de RH para mais de 600 mil trabalhadores do grupo

É o primeiro sistema de RH usado por todo o grupo. Permite em tempo real aceder ao número exato de trabalhadores em cada momento, bem como harmonizar e simplificar processos de RH.

A Volkswagen Digital Solutions (VWDS), hub tecnológico do Grupo Volkswagen em Lisboa, está a implementar uma solução de RH que vai ser usada para gerir mais de 600 mil trabalhadores e 12 marcas do grupo automóvel alemão. O SAP SuccessFactors, o primeiro sistema de RH usado por todo o grupo, permite em tempo real aceder ao número exato de trabalhadores em cada momento, bem como harmonizar e simplificar processos de RH.

“O grande objetivo era criar uma solução que permitisse a qualquer pessoa servir-se através da tecnologia de todas as informações relevantes que dizem respeito ao seu percurso na empresa, desde o momento em que é um candidato numa entrevista ao dia a dia dentro da empresa”, explica André Martins, engineering manager SAP SuccessFactors.

Configurado pela equipa portuguesa na Tech Unit CODE da Volkswagen Digital Solutions, o SAP SuccessFactors é um software na cloud composto por vários módulos.

“O SuccessFactors permite a gestão de tudo o que concerne os recursos humanos desde candidaturas, processos de recrutamento, onboarding, gestão de dados com tudo o que isso implica como estrutura organizativa, ausências e presenças, avaliações de desempenho, gestão de carreiras, compensações e benefícios, e formação”, acrescenta André Martins.

“Ao mesmo tempo que implementa soluções complexas para facilitar burocracias relacionadas com os RH, como assinaturas digitais e notificações por email, a plataforma também cumpre com a proteção de dados, mesmo quando existem ligações a outras plataformas externas e interfaces,” sublinha o engineering manager SAP SuccessFactors.

Para os colaboradores do grupo também apresenta vantagens. “Todos os empregados do grupo terão acesso ao sistema de uma forma self-service, e dependendo da sua posição terão acesso a ferramentas distintas com possibilidade de usar a plataforma no seu dia a dia”, explica.

“Vai ser possível fazer um reporting unificado que não era possível até agora, dado que há muitos sistemas com informações dispersas. Em especial, a nível da carreira de empregados, vai ser possível fazer uma gestão de carreira internacional, planeamento de workforce, etc. – muito mais fácil dado que os dados estão agrupados num sítio apenas”, continua.

Projeto a ser trabalhado desde 2020

“Este é o maior projeto SuccessFactors do seu género, não só dentro do grupo Volkswagen, mas de sempre. E é com enorme orgulho que dizemos que tem o nosso cunho português”, destaca Gonçalo Gomes, CODE Tech Unit Director na VWDS.

Em 2020 o grupo automóvel tomou a decisão de implementar o SuccessFactors de forma conjunta para todas as marcas num projeto único para todo o grupo. “Com isto a equipa reestruturou-se para o que hoje em dia é a CODE, e que trabalha com todas as marcas VW, incluindo a VWDS”, relembra Gonçalo Gomes.

“Começámos com uma equipa de três pessoas e, graças ao bom trabalho, foi possível chegar a uma equipa de 16 e vamos contratar mais duas pessoas até ao final deste ano – maior elogio do que este por parte da casa-mãe na Alemanha não há. Em particular, tivemos a oportunidade de fazer duas participações em fóruns na Alemanha com elementos da nossa equipa, onde pudemos conhecer o resto da equipa afeta ao projeto que trabalha a partir da Índia”, adianta.

Este foi também o primeiro projeto em que as três empresas VW Group IT Solutions (Portugal, Índia e Alemanha) colaboraram em conjunto. “Torna-se assim um exemplo de que a colaboração entre diversas empresas, culturas e países é possível. O truque para o funcionamento do projeto é sermos uma só equipa, apesar de dispersa por várias regiões, demonstramos uma forte colaboração”, realça Gonçalo Gomes.

Fonte: Eco

#anecrarevista #volkswagen  #siva  #volkswagenautoeuropa #anecra #atualidade