Avenida 24 de Julho em Lisboa é a rua mais popular deste verão de acordo com os dados da plataforma de mobilidade FREE NOW

Avenida 24 de Julho em Lisboa é a rua mais popular deste verão de acordo com os dados da plataforma de mobilidade FREE NOW

A FREE NOW, super app de mobilidade europeia, acaba de revelar quais as ruas mais populares do país durante o verão com base no registo de viagens através da sua plataforma. O estudo considerou os pedidos de viagens efetuados por utilizadores nas regiões Norte, Centro e Sul de Portugal continental ao longo dos últimos três meses. As cidades de Lisboa e Porto destacam-se naturalmente, enquanto no Algarve a procura é menos centralizada.

O verão é a estação ideal para viajar e desfrutar do melhor que uma cidade tem para oferecer. Seja para passear por emblemáticas avenidas, aproveitar para fazer compras ou descobrir a gastronomia local ou a diversão noturna de Lisboa, Porto e Faro, as pessoas têm à sua disposição várias formas de se deslocarem nos centros urbanos.

Em termos de popularidade, a Avenida 24 de Julho lidera na capital e também a nível nacional ao ser uma das zonas mais trendy da cidade, Santos, repleto de discotecas, bares e restaurantes. Segue-se a Avenida da Liberdade, uma das artérias mais famosas do país, que, inspirada num estilo parisiense, apresenta uma combinação de residências, hotéis, escritórios e lojas de luxo. A Avenida Brasília surge em terceiro lugar, pois é uma via que liga dois dos principais pontos da cidade, o Cais do Sodré às Docas de Santo Amaro, locais de excelência da noite lisboeta.

A Rua Pinheiro de Campanhã é a mais popular da cidade Invicta, conferindo acesso à Estação de Comboio e Metro de Campanhã e, mais recentemente, ao novo Terminal Intermodal de Campanhã. A Avenida da República em Vila Nova de Gaia surge em segundo lugar com maior número de viagens, sendo uma das principais avenidas daquela zona e dando acesso até à Ponte D. Luís I, um dos ex-líbris da cidade. O terceiro lugar é ocupado pela Avenida da Boavista, uma via com mais de 5 quilómetros de comprimento. Para além de integrar diversos centros de negócios, lojas, escolas e restauração, a avenida liga a zona central do Porto – Rotunda da Boavista e Casa da Música – até à zona da Foz e do Parque da Cidade.

A atividade turística em Portugal está, por isso, em franca recuperação e, segundo o INE, o mês de junho registou 2,7 milhões de hóspedes, uma recuperação de 97,3% face a 2021, atingindo níveis muito próximos dos pré-pandémicos. Neste contexto, as cidades portuguesas têm recebido inúmeros visitantes, que percorrem as suas ruas para aproveitar o bom clima e gastronomia, monumentos icónicos e praias inconfundíveis.