TUGA V0 | Há novidades sobre o veículo elétrico com selo português

TUGA V0. Há novidades sobre o veículo elétrico com selo português

Detalhes finais do grupo motopropulsor e todos os componentes relacionados com a bateria, eletrónica e mecatrónica estão em fase de conclusão.

A TUGA Innovations, empresa que está dividida entre Portugal, Canadá e Estados Unidos, está a trabalhar num veículo elétrico – denominado TUGA V0 – composto por três rodas, que está ainda em fase de protótipo. No entanto, a empresa revelou agora novidades sobre o veículo que será montado na Marinha Grande.

“Nos últimos meses, foram feitos avanços em relação aos objetivos funcionais que levaram a várias atualizações de engenharia e melhorias técnicas, e a proposta resultante da criação de uma família de veículos de marca está a ser projetada para atender a uma variedade de tarefas e objetivos, bem como para oferecer níveis variados de desempenho e conforto”, refere a Tuga Innovations através de um comunicado.

Apesar ainda de estar em desenvolvimento, sabemos que existirão três versões para este microcarro e que terão diferentes objetivos, desde entregas até transporte de passageiros. Pode ter um ou dois lugares, dependendo se optamos por ter bagageira ou não. Pensado para a circulação em centros urbanos, o Tuga oferecerá até 150 quilómetros de autonomia elétrica e no que diz respeito à velocidade máxima pode atingir os 145 km/h.

Todas as fases preliminares do projeto e engenharia em preparação para a pormenorização final e preparação para a montagem do seu modelo de protótipo de produção proposto já foram concluídas.

“O trabalho, até à data, inclui a engenharia completa do chassi, suspensões dianteiras e traseiras, incluindo o exclusivo eixo traseiro retrátil com patente pendente TUGA para opções de estabilidade/agilidade, e o inovador chassis traseiro expansível, para aumentar a acessibilidade de passageiros/carga. Os detalhes finais do grupo motopropulsor e todos os componentes relacionados com a bateria, eletrónica e mecatrónica estão em fase de conclusão”, fez saber a empresa.

Espera-se que o TUGA V0 esteja concluído no último trimestre deste ano ou no primeiro trimestre de 2023.

“O desenvolvimento do nosso veículo exemplifica e valida os valores basilares da empresa, como a inovação aplicada, a qualidade e a colaboração. Agregando estas qualidades, trabalhamos para atingir os nossos objetivos, a fim de oferecer um valor tangível aos nossos apoiantes dedicados”, referiu, John Hagie, CEO da TUGA Innovations.

Fonte: Notícias ao Minuto

#anecrarevista #anecra #atualidade #maismobilidade #mobilidade #ue #uve #mobilidadeurbana #EVs #carregamentoelétrico #veículoselétricos #Sustentabilidade #veiculoseletricos