Galp e Northvolt nomeiam antigo administrador da Secil para CEO da Aurora Lithium

Galp e Northvolt nomeiam antigo administrador da Secil para CEO da Aurora Lithium

Manuel de Sousa Martins vai ficar à frente da joint venture da Galp e da Northvolt, a Aurora Lithium, responsável por uma unidade avançada de conversão de lítio em Setúbal.

A Galp e a Northvolt, sócias da joint venture Aurora Lithium, que está a desenvolver uma unidade avançada de conversão de lítio em Setúbal, nomearam Manuel de Sousa Martins para CEO da nova empresa, informou a Galp, em comunicado.

Sousa Martins foi administrador executivo do Grupo Secil e CEO da Secil Portugal, e é administrador executivo da Semapa (que detém a Secil). Foi ainda CEO dos negócios de ambiente e reciclagem do grupo (ETSA) e, posteriormente, CEO da Secil Brasil.

De acordo com a Galp, a unidade de conversão da Aurora deverá ter uma capacidade inicial de produção anual entre 28.000 e 35.000 toneladas de hidróxido de lítio de grau de bateria – um material essencial para a indústria das baterias de iões de lítio.

A Northvolt e a Galp preveem o início das operações desta unidade até ao final de 2025 e o início das operações comerciais em 2026, “esperando beneficiar do estatuto de early-movers no mercado europeu de baterias, que deverá expandir-se significativamente ao longo da presente década para que a Europa continue a ser um ator relevante em algumas das suas indústrias mais estratégicas, tais como a automóvel”, indica o comunicado.

Fonte: Jornal de Negócios

#anecrarevista #atualidade #sustentabilidade #eficienciaenergetica #GalpEnergia #galp #veículoselétricos

#bateriaseletricas #mobilidade