Observatório INDICATA | Vendas acumuladas de veículos usados em Agosto caem 15,6% face a 2021

Vendas acumuladas de veículos usados em Agosto caem 15,6% face a 2021As vendas de veículos usados online B2C em Agosto foram 4,5% inferiores às do mês anterior e 2,9% inferiores às de Agosto de 2021. A apenas quatro meses do final do ano, as vendas de veículos usados online B2C acumuladas em 2022 são 15,6% inferiores aos primeiros oito meses do ano passado, mas são 1,8% acima do mesmo período em 2019.

Ao nível das motorizações, as quedas em termos mensais, causadas em parte pelas várias restrições de abastecimento, são quase uma imagem espelho do desempenho em termos homólogos. As vendas de BEVs podem ter visto o maior declínio em termos mensais, mas as vendas de BEVs usados online B2C aumentaram 70,8% em termos homólogos, com os Híbridos a aumentarem 18,0% durante o mesmo período. As vendas de veículos usados a Diesel caíram 5,2% em termos homólogos enquanto as vendas de veículos usados a Gasolina caíram 7,5%.

A procura de BEVs usados viu a rotação de stock aumentar em Agosto 72% para 4,9x, ficando logo atrás dos veículos usados a Gasolina a 5,5x, uma queda de 2% em termos homólogos.

Naturalmente, parte da razão pela qual a rotação de stocks está a aumentar para algumas motorizações, apesar das vendas estarem a diminuir, é a disponibilidade de stocks. Os níveis de stocks no início de Setembro estão a diminuir 13,0% em comparação com o início de Agosto. Isto significa que estão agora 15,7% mais baixos do que no mesmo ponto do ano passado.

O nosso índice de preços baseia-se num conjunto consistente de veículos indexados contra Janeiro de 2021 e foi reposto para o início do novo ano, o que cria uma subida típica de cerca de 2%-4%, seguida normalmente por uma curva descendente dos preços médios devido ao impacto do ciclo de vida do produto. Sem sinais de melhoria das condições num futuro próximo, os preços médios dos veículos usados online B2C no início de Setembro são 0,7 pontos percentuais mais altos do que no início de Agosto, colocando-os 11,6pp mais altos do que no final do ano passado.