Standvirtual Lança Análise Semestral Do Mercado Automóvel Em 2022

Standvirtual Lança Análise Semestral Do Mercado Automóvel Em 2022

«Esta é uma análise objetiva e muito completa sobre o mercado automóvel ao longo deste ano. Um documento de leitura obrigatória para os interessados num dos setores que mais contribui para o PIB nacional e uma perspetiva do que podemos esperar para os restantes meses de 2022. Em 17 anos de atividade, enquanto especialista no setor, o Standvirtual tem desenvolvido uma série de iniciativas com o intuito de estimular o mercado e, mais recentemente, ajudar também a mitigar os efeitos negativos trazidos pela pandemia. O ano de 2022 continuará a trazer vários desafios e o Standvirtual, em conjunto com os seus parceiros, pretende informar os consumidores e simplificar qualquer tipo de questões que possam surgir na adquisição de um veículo», explica Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.

O Standvirtual, portal líder em carros, acaba de divulgar o “Half Year Report” referente ao 1º semestre de 2022. O relatório exaustivo cruza e analisa os dados mais pertinentes do mercado automóvel, recolhidos junto de entidades como a ACAP, o IMT, a BCA e o próprio Standvirtual.

CONCLUSÕES PRINCIPAIS

  • Os primeiros seis meses de 2022 foram muito desafiantes para toda a indústria automóvel. O conflito na Ucrânia provocou diversas transformações no setor, como o aumento da inflação e consequentemente o aumento do preço do petróleo.
  • O aumento de preços dos combustíveis impulsionou ainda a tendência de crescimento dos veículos eletrificados desde o início deste ano, principalmente em fevereiro e março (+250%).
  • Neste primeiro semestre de 2022, as vendas cresceram +5,5% nos ligeiros de passageiros, face ao período homólogo de 2021. Ainda assim, -11,8% abaixo do pré-pandemia
  • A importação cresce exponencialmente, com um aumento de +57,4% no primeiro semestre de 2022 face ao mesmo período do ano passado. Em relação ao ano de 2019 aumenta também +28,2%.
  • Preços médios de venda sobem de 18.000€ em janeiro de 2021 para 22.250€ em junho de 2022. Após estagnação no primeiro trimestre, o segundo apresenta uma aceleração de +19% do aumento de preços, comparativamente a janeiro de 2019.
  • De acordo com os dados fornecidos pela BCA, os preços de revenda aumentam na ordem dos 47%, face a janeiro de 2021.
  • Na secção de veículos novos do Standvirtual, regista-se uma quebra de -7,4% nas vendas do primeiro semestre de 2022 nos ligeiros de passageiros, relativamente ao período homólogo de 2021. Em comparação com o pré-pandemia, cai -41,3% (mais do que nos usados).
  • Com os aumentos anunciados das taxas de juro, as consequências para a indústria automóvel recaem diretamente no aumento das taxas de juro na concessão de crédito, resultando numa consequente redução da procura. No primeiro semestre deste ano o crédito automóvel aumenta +17%, no entanto diminui para -7% no caso dos veículos novos.

DINÂMICA DE MERCADO

  • Apesar de todas as condicionantes que parecem afetar a procura no mercado dos automóveis usados, a dinâmica de mercado homóloga, no primeiro semestre de 2022 versus 2021, apresenta um valor positivo de +11%. Embora isto demonstre uma evolução positiva a curto prazo, a procura diminuiu -15% e a oferta -26%. Um cenário que contrasta com períodos anteriores, sendo que é o primeiro em que a queda da oferta é superior à da procura.

INTENÇÕES DE COMPRA

COMBUSTÍVEL

  • O gasóleo lidera na procura de usados (63%), contudo tem vindo a decrescer consideravelmente desde janeiro de 2021 (71%). Por outro lado, a procura por elétricos sobe de 5% em janeiro do ano passado para 10% em 2022.
  • Mais procurados (usados por combustível): Elétricos: Renault Zoe (16%); Gasóleo: BMW Serie 3 (4%); Gasolina: Volkswagen Golf (4%); Híbrido Gasolina: BMW Serie 1 (10%); Híbrido Diesel: Mercedes-Benz Classe E (24%).

SEGMENTO

  • A procura por Carrinhas e Sedan desce substancialmente no primeiro semestre de 2022 (cerca de 18% e 12%, respetivamente), relativamente a 2021 e 2020. Por outro lado, a procura por SUV (17%), Utilitários (16%) e Citadinos (15%) aumenta face ao mesmo período.
  • Mais procurados (segmentos principais): Carrinhas: Mercedes-Benz Classe C (10%); SUV: Peugeot 3008 (6%); Utilitários: Mercedes-Benz Classe A (8%); Citadinos: Renault Clio (9%) e Sedan: BMW Serie 5 (9%).

#anecrarevista #mercadousados #standvirtual #olxgroup #anecra #atualidade #comprarcarro #mobisummit #portugalmobisummit #inovacao