Murciélago | O lendário Lamborghini com motor V12 entra no século XXI

Murciélago | O lendário Lamborghini com motor V12 entra no século XXI

Em 2022, a Lamborghini está a celebrar o seu motor V12: o lendário motor de 12 cilindros que propulsiona os seus modelos mais icónicos há quase 60 anos. Entre estes está o Murciélago, o modelo Lamborghini que, fazendo a sua primeira aparição no Salão Automóvel de Frankfurt em setembro de 2001, teve a tarefa de levar o histórico motor V12 para o século XXI. E fê-lo da forma mais extraordinária, dado que quando este modelo fez a sua estreia, o motor de 6,2 litros tinha uma potência máxima de 580 CV. Este era um valor extremamente elevado, considerando a utilização dos grandes catalisadores necessários para que o automóvel fosse aprovado em todos os mercados mundiais, incluindo os mais rigorosos em termos de emissões.

O Murciélago foi o primeiro Lamborghini a ser inteiramente concebido através de um sistema CAD-CAM, que garante uma precisão de conceção do mais alto nível e permite uma qualidade significativamente superior de montagem e acabamento. Em termos de aspeto, o Murciélago ganhou forma, na sua totalidade, dentro do novo departamento de design, o Lamborghini Centro Stile, sob a direção de Luc Donckerwolke, designer que já tinha redesenhado o Diablo mas que, com o Murciélago, teve o raro privilégio de começar a desenvolver quer o design da carroçaria, quer o dos interiores, a partir de uma folha em branco. A altura total era de apenas 120 centímetros e a marca distintiva da abertura das “portas em tesoura” foi mantida.

A evolução do motor de 12 cilindros

No início da sua produção, o Murciélago estava apenas disponível numa versão hard-top com um motor de 6,2 litros com 580 CV de potência às 7.200 rpm. Graças à lubrificação por cárter seco, o motor do Murciélago foi posicionado cinco centímetros mais baixo do que o do Diablo, com claros benefícios em termos dinâmicos. Podia atingir uma velocidade máxima de 330 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.

Ao Murciélago coupé juntou-se então a versão roadster em 2004. Os modelos Murciélago de segunda geração, formalmente o Murciélago LP 640-4 (em versões fechada e roadster), fizeram a sua estreia em 2007 e permaneceram em produção até 2010 com o motor V12 a proporcionar uma potência aumentada para 640 CV às 8.000 rpm. Em 2010, chega o Murciélago LP 650-4 Roadster, de capota soft top manual, com um motor de 6,5 litros com 650 CV às 8.000 rpm e em 2009-2010 é introduzido o 670-4 SV (Super Veloce). Com 670 cavalos e uma velocidade máxima de 341 km/h, era 100 kg mais leve graças à utilização de fibra de carbono na produção de vários componentes.

Todos os modelos Murciélago dispõem de tração integral, um sistema “emprestado” diretamente pelo Diablo, com o diferencial de acoplamento viscoso Ferguson a ser capaz de distribuir até um máximo de 70% do binário no eixo traseiro e 30% à frente. A estrutura inferior em fibra de carbono com painéis de fundo mistos com alumínio foi, na altura, a estrutura de suporte mais rígida alguma vez produzida pela Lamborghini. O chassis foi completamente revisto, com nova suspensão e geometria.

Transmissão mecânica

O Murciélago foi o último Lamborghini com motor V12 a dispor de uma transmissão mecânica, neste caso, de seis velocidades com marcha atrás. Mais tarde, a transmissão manual foi complementada por uma transmissão automatizada, controlada eletronicamente, com passagens sequenciais através de patilhas colocadas atrás do volante.

Competição

Em 2004, o Murciélago estreou-se nas pistas de corridas com o R-GT, desenvolvido para o Campeonato do Mundo de GT, organizado pela FIA e pelo ACO para o campeonato japonês. Nove automóveis foram construídos, todos com tração traseira, significativamente mais leves devido à utilização quase total de materiais com fibra de carbono e equipados com pneus e travões maiores.

A lenda do nome

Como é tradição, a Lamborghini escolhe os nomes dos seus modelos a partir do mundo da tauromaquia. No caso do Murciélago, palavra espanhola para “morcego”, diz a lenda que um touro com este nome, que sobreviveu numa praça de touros, foi presenteado a Don Antonio Miura e que foi deste animal que o famoso criador desenvolveu os seus touros Miura. Na realidade, não há provas que sustentem esta lenda e existem até algumas discrepâncias cronológicas.

Séries limitadas

O Murciélago foi também produzido em algumas séries limitadas logo a partir de 2003 devido às celebrações do 40º Aniversário da Automobili Lamborghini, neste caso, em 50 unidades. O modelo do 40º Aniversário é reconhecível pela cor especial “Verde Artemis”, alguns detalhes exteriores em fibra de carbono e jantes renovadas, bem como por um escape melhorado e placa numerada colocada no interior do cockpit especialmente concebido e com estofos em pele.

O Murciélago LP 640 Versace, disponível apenas em duas cores, preto e branco, fez a sua estreia em 2006. Os designers da Lamborghini Ad Personam e da Versace criaram um design especial, incluindo um conjunto de bagagem a condizer com o interior, também produzido pela Versace. Os acessórios especiais, como um lenço e sapatos indicados para condução, ambos da marca Versace, foram concebidos para complementar o modelo.

Dedicadas exclusivamente ao mercado chinês, foram produzidas apenas dez unidades do 670-4 SV “China Limited Edition”. Identificam-se pela faixa que percorre o capot e o tejadilho.

Recorde de velocidade em Nardò

Em fevereiro de 2002, a Lamborghini levou um Murciélago à pista de testes em Nardò, Puglia, numa tentativa de estabelecer um novo recorde mundial de velocidade para um automóvel de produção de série. Ao volante estava o piloto de testes Giorgio Sanna, o atual Diretor da Lamborghini Squadra Corse. O objetivo foi alcançado apesar da inesperada mudança de pneus durante a paragem para reabastecimento, com 305,048 km percorridos numa hora e com uma velocidade média na volta mais rápida de 325,98 km/h. Os recordes acima dos 100 km e das 100 milhas também foram batidos.

O motor de combustão “puro” V12 da Lamborghini na sua versão final sairá de produção antes do final de 2022, quando for produzido o último Aventador Ultimae. A partir do próximo ano, o sucessor do Aventador será equipado com uma nova versão híbrida plug-in do motor V12.

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