Por baixo desta carroçaria retro está uma Citroën Berlingo

Por baixo desta carroçaria retro está uma Citroën Berlingo

A Citroën 2CV Berlingo Fourgonette resulta de uma parceria entre a Citroën e a carroçadora Caselani. A inspiração no 2CV é evidente.

Depois de ter «transformado» a Jumper no «Type H» e as Jumpy e Space Tourer no «Type HG», a carroçadora Caselani associou-se à Citroën e juntas criaram uma versão moderna da icónica 2CV Fourgonette baseada na Berlingo.

O resultado foi a Citroën 2CV Berlingo Fourgonette e, como seria de esperar, apresenta-se com alguns dos elementos estilísticos que tornaram célebre o modelo no qual se inspira.

Assim, a Berlingo recebeu novos para-choques, faróis redondos montados em novos guarda-lamas em fibra de vidro e uma grelha em V com o símbolo da Citroën em versão XXL. Já na traseira destacam-se os vidros ovais e os faróis redondos.

Contudo, o maior destaque são os painéis da carroçaria ondulados. Se na 2CV Fourgonette estes serviam para aumentar a rigidez do furgão gaulês, agora são puramente cosméticos.

Segundo David Obendorfer, um dos designers da Caselani, o objetivo não passou por simplesmente «copiar» o modelo original, mas antes por “trazer o seu charme para um modelo do século XXI”.

Como seria de esperar, a Citroën 2CV Berlingo Fourgonette não apresenta quaisquer novidades no campo da mecânica, podendo este kit ser montado numa Berlingo com motor a gasolina, gasóleo e elétrico.

A Citroën 2CV Fourgonette

Lançada em 1951 e produzida até 1977, a Citroën 2CV Fourgonette ficou conhecida por vários nomes (2CV AU, AZU, AK ou AKS) e ainda hoje as suas linhas simpáticas e a carroçaria com chapa ondulada são reconhecidas.

Tal como o seu nome denuncia, este pequeno furgão derivava diretamente do Citroën 2CV. No total foram produzidas 1 246 335 unidades da 2CV Fourgonette antes desta ser substituída por outro comercial icónico da Citroën: a Acadiane.

#anecrarevista #reciclagem #reparação #ambientes #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis