Será que os investigadores encontraram a chave para um gasóleo mais ecológico?

Será que os investigadores encontraram a chave para uma Diesel mais ecológico?

O desenvolvimento de veículos eléctricos (EV’s) não é a única fonte de transformação verde dentro da indústria automóvel. Os investigadores estão também a considerar como os motores de combustão interna (ICEs) poderiam ser mais sustentáveis.

Uma equipa de engenheiros baseada na Universidade de New South Wales da Austrália (UNSW) converteu um motor Diesel, com potenciais aplicações industriais, num motor híbrido hidrogénio-diesel reduzindo as emissões de CO2 em mais de 85%, e aumentando a eficiência no processo.

O sistema de injecção directa de duplo combustível utiliza uma mistura de 90% de hidrogénio e 10% de gasóleo. Isto significa que a injecção original de gasóleo no motor pode ser mantida, com o combustível hidrogénio injectado directamente no cilindro.

Vantagem industrial?

Qualquer motor Diesel utilizado em camiões e equipamento eléctrico nas indústrias dos transportes, agricultura e mineração poderia ser adaptado ao novo sistema híbrido em apenas alguns meses”, afirmam os investigadores da UNSW.

Centrando-se nos usos quase futuros desta tecnologia, a equipa UNSW destacou as suas potenciais aplicações industriais, em oposição à utilização sob o capot de um carro de passageiros ou de uma carrinha. Isto inclui locais onde já existe um abastecimento permanente de combustível hidrogénio. Por exemplo, os locais de mineração poderiam reduzir as emissões de motores Diesel industriais utilizados em veículos e geradores. Os investigadores esperam comercializar o seu novo sistema dentro dos próximos dois anos.

Poder modernizar motores Diesel [industriais] que já existem é muito mais rápido do que esperar pelo desenvolvimento de sistemas de células de combustível completamente novos que podem não estar comercialmente disponíveis em maior escala durante pelo menos numa década”, disse o professor Shawn Kook da escola de engenharia mecânica e de fabrico UNSW. “Com o problema das emissões de carbono e das alterações climáticas, precisamos de algumas soluções mais imediatas para lidar com a questão destes muitos motores Diesel actualmente em uso”.

Limpeza de um processo sujo

O sistema recondicionado não requer hidrogénio de alta pureza e foi considerado 26% mais eficiente do que os motores Diesel existentes. Esta tecnologia poderia revelar-se uma solução rápida industrial vital enquanto os sistemas de hidrogénio novinhos em folha são desenvolvidos a longo prazo.

Um artigo publicado no International Journal of Hydrogen Energy revelou que o sistema patenteado de injecção de hidrogénio reduz as emissões de CO2 para apenas 90g/kWh, 85,9% abaixo da quantidade produzida por um motor Diesel normal.

Esta nova tecnologia reduz significativamente as emissões de CO2 dos motores Diesel existentes, pelo que poderia desempenhar um grande papel para tornar a nossa pegada de carbono muito menor, especialmente na Austrália com todas as indústrias mineiras, agrícolas e outras indústrias pesadas onde os motores Diesel são amplamente utilizados”, comentou Kook. Mostrámos que podemos pegar nos motores existentes e convertê-los em motores mais limpos que queimam combustível hidrogénio”.

Fonte: Autovista 24

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