Observatório INDICATA | Vendas de usados caem 14,2% em termos homólogos

Vendas de usados caem 14,2% em termos homólogos

Apesar de as vendas de automóveis usados online B2C terem sido 1,4% mais altas em Outubro do que em Setembro, foram 14,2% mais baixas do que em Outubro de 2021. A apenas dois meses do final do ano, as vendas acumuladas são agora 16,1% mais baixas do que nos primeiros dez meses do ano passado, embora estejam apenas 2,2% atrasadas em relação ao mesmo período em 2019.

Os grupos motopropulsores tradicionais foram a causa da queda, com as vendas de usados a Gasolina a diminuir 11,5% em termos homólogos, enquanto as vendas de usados a Diesel caíram 20,5% durante o mesmo período. Os BEVs conseguiram aumentar as vendas em 3,8% em termos homólogos, mas os Híbridos tiveram o melhor desempenho, com as vendas de Outubro 16,1% mais altas do que em Outubro de 2021.

Não há dúvida que o aumento do custo de vida e os elevados preços da energia estão a adiar a decisão, por parte dos consumidores, em trocar o seu automóvel por um automóvel mais dispendioso, razão pela qual os únicos automóveis que vêem as vendas aumentar em termos homólogos são os de 6-9 anos de idade. Mas a escassez de stock também está a dificultar as vendas. Os níveis de stocks de automóveis usados online B2C no início de Novembro são 2,6% mais baixos do que no mês anterior e 5,8% mais baixos do que na mesma altura do ano passado. Este défice pode não parecer enorme, mas em comparação com o período anterior à pandemia de Covid, os níveis de stocks de usados online B2C são 19,5% inferiores aos de Novembro de 2019.

O nosso índice de preços baseia-se num conjunto consistente de automóveis indexados a Janeiro de 2021, mas foi reposto no início do novo ano, o que produziu um aumento típico de cerca de 2%-4%, seguido normalmente por uma curva descendente dos preços médios devido ao impacto do ciclo de vida do produto. A escassez de stock continua a conduzir à inflação nos automóveis usados, com a média dos preços a subir no início de Novembro 1,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior e a colocar os preços 13,8pp acima do final do ano passado.

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