Altas temperaturas do verão podem provocar falhas na bateria durante o inverno

Altas temperaturas do verão podem provocar falhas na bateria durante o inverno

Considerando as ondas de calor extremas e prolongadas que se verificaram durante o verão, neste inverno as baterias podem falhar mais do que nos anos anteriores. Mesmo em anos normais, as baterias de 12 volts em mau estado são responsáveis por quase metade das avarias nos veículos, e isto é algo que ocorre tanto nos carros com motores de combustão modernos como nos elétricos. É por este motivo que a Clarios recomenda que os condutores solicitem uma revisão da bateria numa oficina de confiança antes que cheguem as baixas temperaturas.

O calor e a descarga das baterias

Apesar da suavidade dos últimos invernos, a baixa tensão da bateria continua a ser uma das principais causas das avarias nos carros, em grande parte devido ao tempo que passam inativos, o que faz com que as baterias percam tensão e não se recarreguem. Simultaneamente, o calor excessivo do verão é o que mais desgasta as baterias, já que as altas temperaturas fazem com que a bateria se descarregue, envelhecendo-a mais rapidamente. Além disso, o frio afeta o desempenho, e o arranque do motor exige mais da bateria, o que pode ser desastroso para baterias antigas ou já defeituosas. Uma única noite de geada é suficiente para que a bateria não consiga dar energia para o arranque do motor na manhã seguinte.

Ondas de calor em Espanha e Portugal

Este ano, de acordo com os dados recolhidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o mês de Julho foi o mais quente dos últimos 92 anos. Em Pinhão, freguesia do município de Alijó, o termómetro chegou a atingir os 47 graus centígrados, o que constitui um novo máximo para o país. Em Espanha, segundo a AEMET, durante este verão registou-se a pior vaga de calor desde 1961, com temperaturas superiores a 44°C em várias cidades andaluzas.

“A bateria do carro envelhece com o calor excessivo e acaba deteriorando-se no inverno”, alerta Roberto Beesmans, especialista em baterias na Clarios, fabricante das baterias VARTA. “Como tal, é importante que os condutores levem os seus carros às oficinas para uma verificação anual da bateria do veículo antes que comece o inverno”.

Inverno em segurança

Verificar a bateria numa oficina especializada revelará até que ponto a bateria do veículo foi afetada durante o verão e se conseguirá sobreviver ao inverno que se aproxima. As oficinas parceiras da VARTA oferecem este serviço gratuitamente. Os profissionais aos quais nos associamos têm experiência para substituir a sua bateria de forma rápida e segura. Por outro lado, também garantem que a bateria seja devolvida ao ciclo de reciclagem, de modo a que tenha o menor impacto possível no meio ambiente.

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #VARTA