Sustentabilidade para oficinas automóveis com têxteis reutilizáveis

Sustentabilidade para oficinas automóveis com têxteis reutilizáveis

Lubrificantes, detergentes, tintas – a proteção do ambiente parece um desafio especial no dia-a-dia de uma oficina automóvel. Poupar energia e tratar de resíduos perigosos de forma mais cuidadosa são medidas eficazes a longo prazo que, em geral, exigem investimentos. Uma iniciativa com efeito imediato sem causar custos de arranque é a introdução do sistema de panos de limpeza da Mewa. Os panos reutilizáveis e ultra-absorventes e as mantas têxteis absorventes com sistema de aluguer melhoram imediatamente o equilíbrio ambiental de pequenas e grandes oficinas, já que poluentes como óleos ou massas lubrificantes são reutilizados para produção de energia na Mewa.

A sustentabilidade e a proteção do ambiente marcam o nosso tempo. A pressão sobre a economia está a crescer porque os clientes preferem empresas ambiental e socialmente responsáveis. Para uma oficina automóvel, isso significa o seguinte: Quando alguém leva o seu carro para arranjar ou o vai buscar depois do arranjo, repara perfeitamente se a oficina está empenhada em contribuir para a proteção do ambiente. Será que aqui se desperdiça energia porque o equipamento está desatualizado e/ou porque há pouca luz do dia na oficina? Os compressores de ar, ventiladores ou motores estão em constante utilização nas operações diárias de uma oficina e os modelos mais antigos fazem aumentar bastante o consumo de energia. E como são tratadas as substâncias perigosas? A eliminação das peças de desgaste, muitas vezes contaminadas com restos de lubrificantes, e dos papéis ou trapos usados é feita de uma forma amiga do ambiente? Ou está tudo espelhado à toa?

 Sistema da Mewa traz sustentabilidade ao dia-a-dia das oficinas 

Com a introdução do sistema de panos de limpeza da Mewa, os mecânicos recebem panos de limpeza de algodão de alta qualidade com capacidade de absorção turbo para a limpeza suave e profunda de componentes, ferramentas e instalações. Praticamente não largam cotão, absorvem um múltiplo do seu volume e podem ser reutilizados várias vezes antes de ser armazenados em segurança no contentor SaCon. Este contentor com fecho hermético faz parte do sistema e é fornecido pela Mewa na quantidade necessária. À hora combinada, o SaCon é recolhido pelo motorista de serviço da Mewa que também entrega panos de limpeza recém-lavados e prontos a utilizar.

Com os panos de limpeza e o SaCon, no âmbito de um sistema de serviço contemporâneo, uma oficina automóvel comunica interna e externamente: A proteção ambiental é importante para nós. O que os clientes não conseguem ver é toda a sustentabilidade do sistema da Mewa. Graças às tecnologias inovadoras de lavagem e de tratamento de águas residuais, a Mewa atinge um grau de limpeza de 99,8 por cento nos panos e consome até 50% menos água. Além disso, 80 por cento da energia necessária para o funcionamento das linhas de lavagem e secagem é coberta pelos óleos usados filtrados dos panos de limpeza usados. Cada pano pode ser lavado até 50 vezes pela Mewa. Após cada lavagem, passa por um controlo de qualidade em várias fases para que apenas os panos impecáveis regressem aos clientes.

Mantas absorventes para trabalhos de reparação sustentáveis

Com o mesmo sistema de Textilsharing que poupa recursos – utilizar, lavar, reutilizar sem possuir –, a Mewa oferece também a manta Multitex particularmente absorvente. Como é têxtil, é flexível e pode absorver até 3 litros de líquido, enquanto a sua superfície permanece praticamente seca. Tal como os panos de limpeza, é lavada pela Mewa de forma amiga do ambiente, sujeita a um rigoroso controlo de qualidade e devolvida aos clientes.

Quer no caso dos panos de limpeza, quer no caso das mantas absorventes, ambos os sistemas da Mewa podem ser integrados sem esforço no quotidiano de uma oficina automóvel e assegurar mais sustentabilidade, organização e eficiência logo a partir do primeiro dia. Uma vez que se trata de sistemas de aluguer, não há custos de aquisição e é possível prever os custos exatos. Para além disso, há o efeito motivador para a equipa: Dá simplesmente mais prazer conseguir realizar um excelente trabalho com os modernos panos de limpeza e mantas absorventes de alta qualidade.

#anecrarevista #reciclagem #reparação #ambientes #anecra #atualidade #mewa