Importação de veículos está 48% acima do pré-pandemia e cerca de 30% acima do ano passado

Importação de veículos está 48% acima do pré-pandemia e cerca de 30% acima do ano passado

O Standvirtual realizou um webinar para apresentar o barómetro do mercado automóvel, em parceria com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). O evento online contou com o contributo de Pedro Belo (Diretor Comercial da Benecar), Sandra Meira (Gerente da Meirauto Automóveis), Luís Churrito (Responsável da Unidade de Negócio C. Santos VP), Maria Neffe Leitão (Departamento Económico Estatístico da ACAP), Daniel Rocha (Diretor de Estudos e Planeamento do Standvirtual), Pedro Soares (Diretor Comercial do Standvirtual) e Nuno C. Branco (Diretor Geral do Standvirtual). O webinar teve como principal objetivo divulgar os números mais relevantes verificados em novembro deste ano.

O gasóleo, que em 2019 representava 85% dos veículos importados, representa agora apenas 60%, continuando, no entanto, a liderar a tipologia de energia dos veículos ligeiros importados. Os eletrificados já representam 10% dos veículos importados, sobretudo os 100% elétricos.

  • Novembro é o terceiro mês consecutivo do ano com dinâmica de mercado negativa (-15%), após se registarem dinâmicas de mercado positivas face ao período homólogo desde setembro de 2021. Setembro já tinha registado uma dinâmica de -7% e outubro de -10%.
  • A transferência de propriedade de ligeiros de passageiros teve uma estagnação de -0,4% em outubro de 2022, face ao mês homólogo de 2021. Regista um decréscimo de -19% em comparação com 2019, no pré-pandemia.
  • No que diz respeito aos veículos importados (ligeiros de passageiros), há um crescimento de +48,3% em novembro, face a 2019 e de +29,8% face a 2021, o que se relaciona com a falta de stock nacional. Por tipologia de combustível, a importação continua a acontecer sobretudo nos carros a gasóleo, ainda que a decrescer gradualmente para cerca de 60%, seguindo-se a gasolina, com ligeiro aumento. Aumenta também a preponderância dos elétricos (representam cerca de 10% do total).
  • O preço médio praticado pelos vendedores profissionais, que vinha a subir progressivamente, sobretudo desde agosto de 2021, estabiliza em cerca de 23.500€ em outubro e novembro, mas ainda cerca de 14% acima do preço no período homólogo de 2021.
  • Nos modelos mais representativos no Standvirtual, com 50 mil quilómetros e a diesel, mantém-se a estabilização dos preços já verificada nos meses anteriores, nomeadamente o Renault Clio (18.500€), bem como o Nissan Qashqai (24.600€) e o Mercedes-Benz A180 (31.800€). O Renault Megane Sport Tourer aumenta ligeiramente o preço, para cerca de 23.000€.
  • De acordo com os dados fornecidos pela BCA, os preços mantêm-se estáveis no comércio e retalho em novembro, face ao mês anterior.
  • Segundo dados da ACAP, em novembro verifica-se um aumento de +24% no total do mercado automóvel, face ao mesmo período de 2021, e uma ligeira descida de -1,8% no acumulado anual face a 2021. As energias alternativas (veículos eletrificados e híbridos GPL) representaram cerca de 40% do mercado total de ligeiros em novembro de 2022.

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