Procura por carros a Gasóleo cai -22% em novembro. Apenas elétricos crescem no mercado de usados

Novembro regista novos recordes de utilização da rede Mobi.E

O Standvirtual, acaba de divulgar o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de novembro.

«Apesar de ainda se manter uma dinâmica de mercado negativa, há uma ligeira recuperação da procura em novembro no mercado de usados, que se verifica sobretudo nos carros entre 5 a 10 anos. No tipo de energia, continuamos a ver o decréscimo de interesse no gasóleo, com o consumidor a procurar sobretudo mais carros eletrificados, mas também com ligeiro aumento de procura por carros a gasolina, provavelmente devido aos valores de venda dos mesmos. Vários parceiros têm também partilhado connosco este feedback», revela Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.

Em novembro, verifica-se um decréscimo geral de -17% na procura e de -2% na oferta de veículos usados, em relação ao período homólogo de 2021, com uma dinâmica de mercado de -15%. O decréscimo na procura é também visível nas marcas premium (-12%) e de luxo (-9%).

Veículos elétricos (+2%) e elétricos premium (+15%) são as únicas categorias de combustível com crescimento em novembro, face ao mesmo mês do ano passado.

COMBUSTÍVEL

  • Os veículos elétricos e elétricos premium são os únicos que registam um aumento da procura em novembro, no mercado de usados. São também os únicos com crescimento da oferta (+10% e +33%, respetivamente), face ao período homólogo de 2021.
  • O Diesel revela um decréscimo de -22% da procura face a 2021 e a gasolina desce -6%. Oferta de ambas as tipologias é de cerca de -2% em relação a novembro do ano passado.
  • Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina e Híbridos a Diesel já representam cerca de 14% da procura e cerca de 9% da oferta, em novembro.
  • Diesel (60%) e Gasolina (28%) mantêm-se as tipologias mais procuradas. No caso do Diesel, a oferta de anúncios (66%) é ligeiramente superior ao volume da procura, enquanto na Gasolina a oferta (27%) é semelhante à procura.

SEGMENTO E MARCA

  • Os cabrio são o único segmento com crescimento da procura em novembro (+9%), comparativamente a novembro do ano passado. No geral, a procura diminui em todos os restantes segmentos, com destaque para os pequenos citadino (-23%), as carrinhas (-21%) e os monovolumes (-21%). Em relação à oferta, esta cresce nos SUV (+27%), utilitários (+18%), coupé (+3%) e cabrio (+2%), em novembro.
  • SUV (19%), carrinhas (17%), utilitários (17%) e citadinos (16%) são os segmentos mais procurados. Em novembro, a oferta supera novamente a procura nas categorias de SUV (22%), carrinhas (21%) e utilitários (17%), tal como nos últimos meses.
  • A BMW (13%), a Mercedes-Benz (12,7%) e a Renault (8,7%) são as marcas mais procuradas em novembro, bem como as mais anunciadas (11,9%, 12,5% e 11,3%, respetivamente).
  • No que diz respeito aos carros mais procurados em novembro, por intervalo de preços, estes são o Mercedes-Benz Classe C na categoria até 5.000€, o BMW Serie 3 na categoria dos 5.000€ aos 10.000€, Mercedes-Benz Classe C na categoria dos 10.000€ e 25.000€, o Mercedes-Benz Classe A na categoria dos 25.000€ aos 40.000€ e o Porsche 911 na categoria acima dos 40.000€.
  • Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Renault Zoe, BMW Serie i e o Tesla Model 3.

ANO DE MATRÍCULA

  • A procura de carros entre 5 a 10 anos revela um ligeiro crescimento da procura em novembro (+2%). Todas as restantes categorias revelam decréscimo de procura (entre -9% e -30%), sobretudo os carros entre 1 e 3 anos (-30%) e entre 3 a 5 anos (-20%).
  • A oferta revela crescimento em relação ao mesmo mês de 2021 nos veículos entre 5 a 10 anos (+18%), entre 3 a 5 anos (+12%) e até 1 ano (+2%). Automóveis entre 10 a 15 anos (-12%) e entre 1 a 3 anos (-10%) registam a maior quebra de oferta no mês de novembro, relativamente ao ano anterior.
  • Carros com matrícula entre 2016 e 2017 são os mais visualizados em novembro (cerca de 9,5%), seguidos dos carros matriculados em 2020 (cerca de 8%).

PREÇOS

  • A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua a registar o maior número de visualizações em novembro (39%). Esta é a única na qual os anúncios (52%) superam visivelmente as visualizações. Também a categoria entre 25.000€ e 40.000€ regista ligeiramente mais anúncios (20%) do que visualizações (19%).
  • A escassez de anúncios face a visualizações, em novembro, mantém-se visível sobretudo nos veículos acima de 40.000€ (12% dos anúncios e cerca de 21% de visualizações), como na categoria abaixo de 5.000€ (3% dos anúncios e cerca de 9% de visualizações). A categoria entre 5.000€ e 10.000€ também tem mais visualizações (13%) do que anúncios (10%).

#anecrarevista #mercadousados #standvirtual #olxgroup #anecra #atualidade #comprarcarro