Stellantis planeia adquirir participação na Symbio, uma empresa dedicada ao hidrogénio e líder em tecnologia de pilhas de combustível para a indústria da mobilidade

Stellantis planeia adquirir participação na Symbio, uma empresa dedicada ao hidrogénio e líder em tecnologia de pilhas de combustível para a indústria da mobilidade

A Faurecia, uma empresa do Grupo FORVIA, a Michelin e a Stellantis anunciam o início das negociações exclusivas para que a Stellantis adquira uma participação substancial na Symbio, um líder em mobilidade zero emissões com base no hidrogénio, com o objetivo de se tornar um ator significativo juntamente com os atuais acionistas Faurecia e Michelin.

“O programa técnico da Symbio coincide perfeitamente com os planos de implementação do hidrogénio da Stellantis na Europa e nos EUA”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Com este passo impulsionaremos o desenvolvimento necessário para oferecer produtos de baixas emissões aos nossos clientes, para além dos veículos elétricos tradicionais. Estamos gratos às equipas da Faurecia, Michelin e Symbio pelo seu empenho na inovação, excelência e colaboração, uma vez que todos nós trabalhamos para alcançar a mobilidade descarbonizada”.

A Stellantis é pioneira e precursora na mobilidade a hidrogénio, tendo lançado furgões de tamanho médio no final de 2021 com esta tecnologia. A Empresa persegue uma ambição forte como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, que inclui a expansão da sua oferta a hidrogénio aos grandes furgões já em 2024 na Europa e em 2025 nos E.U.A. ao mesmo tempo que continua a explorar oportunidades para camiões pesados.

“Com a intenção de adquirir uma participação na Symbio, a Stellantis confirma a robustez da abordagem da Michelin e da Faurecia para criar um líder mundial em mobilidade com emissões zero. A nova configuração irá acelerar e globalizar o crescimento da Symbio em benefício dos seus clientes”, declarou Patrick Koller, CEO da Faurecia.

Florent Menegaux, CEO da Michelin, afirmou: “A Michelin está convencida de que a tecnologia das pilhas de combustível de hidrogénio contribuirá eficazmente para descarbonizar a mobilidade e não só. Foi isto que levou a Michelin a ser pioneira nesta tecnologia durante mais de 20 anos. A chegada da Stellantis ao capital da Symbio reforçaria esta convicção e catalisaria o tremendo impulso industrial que construímos com a Faurecia”.

Em outubro de 2022, a Symbio anunciou o seu projeto HyMotive para acelerar a sua industrialização e inovação revolucionária, o que aumentará a sua capacidade total de produção em França para 100.000 sistemas por ano até 2028, gerando ao mesmo tempo 1.000 empregos adicionais. Com esta transação, a Symbio consegue expandir o seu desenvolvimento, capitalizando a liderança da Stellantis nos mercados automóvel europeu e americano.

O fecho da transação está previsto para o primeiro semestre de 2023 e está sujeito às condições habituais, incluindo as aprovações regulamentares.

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot