Empresa alemã vai usar estradas para carregar veículos elétricos

Empresa alemã vai usar estradas para carregar veículos elétricos

Segundo o site Zap, a empresa alemã Electreon desenvolveu um novo sistema que permite às estradas carregar a bateria de veículos elétricos enquanto estes circulam, em tempo real, sem a necessidade de cabos, conectores ou estações de carregamento estáticas.

Segundo os engenheiros, citados pelo CanalTech, a iniciativa será testada pela primeira vez na cidade de Balingen e será capaz de carregar veículos elétricos em movimento, sejam eles comerciais ou de passageiros, ao mesmo tempo.

“A nossa tecnologia abastece as células de energia dos carros eletrificados de forma dinâmica ou enquanto eles estão parados. Com isso, eliminamos problemas como a autonomia e o tempo de recarga das baterias”, explicou o CEO da Electreon, Andreas Wendt.

Em parceria com a alemã EnBW, a Electreon vai implementar o seu Sistema Rodoviário Elétrico (ERS) ao longo de um trecho de aproximadamente um quilómetro.

Outras duas estações de carregamento estáticas serão instaladas em paragens de autocarro convencionais, locais estrategicamente escolhidos para que esses veículos de grande porte possam carregar as suas baterias durante o período em que estão parados.

“Nesta primeira fase, será implantado um percurso de 400 metros com duas estações de carregamento estático. Na segunda fase, a via elétrica será ampliada em mais 600 metros, com capacidade para carregar um autocarro elétrico durante o trajeto até a cidade”, disse Andreas Wendt.

A estrada, que atuará como carregador de baterias elétricas, vai funcionar com placas especiais de metal conectadas a uma linha de energia e a um inversor de alta frequência, instalados debaixo da superfície da rodovia.

Essas placas criam campos elétricos alternados que atraem e repelem outras placas fixadas na parte inferior do veículo, transferindo a energia necessária.

Um software de gestão permitirá a monitorização de frotas em tempo real, fornecendo informações como tempo de deslocação, velocidade e trajeto percorrido, além de um sistema inteligente de cobrança dos quilowatts consumidos pelos utilizadores.

“O objetivo deste projeto não é apenas levar o carregamento sem fio ao público na Alemanha. Outros aspetos significativos incluem o desenvolvimento de uma ferramenta que auxiliará” os responsáveis pelo “transporte público” na ecolha dos locais nos quais deve “instalar uma infraestrutura indutiva”, completou Wendt.

Texto original escrito pelo site Zap.

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