Stellantis | Lidera as vendas automóveis de passageiros, comerciais e elétricos em Portugal em 2022

Stellantis | Lidera as vendas automóveis de passageiros, comerciais e elétricos em Portugal em 2022

No ano de 2022, a Stellantis voltou a confirmar a liderança do mercado automóvel português e o seu papel de ator de referência na área da mobilidade. Segundo os dados divulgados pela ACAP, o Grupo comercializou 51.088 veículos de Passageiros e Comerciais Ligeiros das suas marcas Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Maserati, Opel e Peugeot, que representam uma quota de mercado de 28,4%. Significa que pouco menos de uma em cada três viaturas vendidas em Portugal em 2022 foi comercializada nas redes de Concessionários dessas suas marcas.

A Stellantis foi o único construtor a colocar três das suas marcas no top-10 de vendas nacional (VP + VCL) em 2022: Peugeot, Citroën e Opel.

No que se refere ao mercado dos Veículos de Passageiros (VP), as marcas da Stellantis somaram 40.979 automóveis vendidos, que se traduzem numa quota de 26,2%, um valor que consolida novamente a Stellantis no topo do mercado português destes Veículos.

O Grupo colocou, ainda, cinco dos seus modelos entre os 10 automóveis mais vendidos no País: Peugeot 2008, Peugeot 208, Citroën C3, Opel Corsa e Fiat 500.

2022 voltou a ser, também, um ano de liderança da Stellantis no mercado dos Veículos Comerciais Ligeiros (VCL), aqui com uma quota de mercado bastante expressiva de 43%, correspondente a 10.109 unidades vendidas. Este resultado reflete bem a confiança que empresas e profissionais têm nos veículos que compõem as gamas das marcas Peugeot, Citroën, Fiat, Opel e Jeep. Tiveram especial protagonismo os modelos fabricados pela Stellantis em Mangualde, instalações que, em 2022, passaram a produzir um total de quatro modelos do Grupo. O Peugeot Partner, o Citroën Berlingo e o Opel Combo formam o trio de Comerciais mais vendidos no País em 2022.

Fortes resultados no mercado de veículos elétricos

Em matéria de veículos eletrificados (100% elétricos e Híbridos Plug-in), a Stellantis voltou a liderar em 2022 o mercado português com um total de 6.865 viaturas novas e uma quota de 19,7%, ou seja, uma média de praticamente um em cada cinco automóveis vendidos no nosso país.

O Grupo também ocupa a primeira posição na venda de automóveis 100% elétricos a bateria (BEV), com 4.128 unidades e uma quota de 22,0%. Com todas as suas marcas fortemente empenhadas na eletrificação, a Stellantis desenvolveu uma vasta gama de viaturas BEV, MHEV e PHEV que se distinguem por oferecerem elevadas prestações, respondendo às necessidades de todos os tipos de clientes. Como resultado, quatro modelos da Stellantis estão no top-10 dos mais vendidos no mercado 100% elétrico nacional: Peugeot e-2008, Citroën ë-C4, Peugeot e-208 e Novo Fiat 500.

No mercado dos híbridos Plug-in (PHEV), as marcas da Stellantis aumentam também significativamente a sua penetração e, em 2022, totalizaram 2.737 unidades e um aumento de quota de mercado para 17,1%. Vários dos seus modelos situam-se no top-10 dos PHEV mais vendidos nos respetivos segmentos, como os Peugeot 3008, 308 e 508, os Citroën C5 Aircross e C5 X, os DS 7 Crossback e DS 4, o Opel Astra e o Jeep Compass.

Estes resultados representam mais um passo na execução do plano Dare Forward 2030 da Stellantis, com o objetivo de se tornar o líder indiscutível em eletrificação em Portugal e no mundo.

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot