Observatório INDICATA | Outubro vê aumentar as vendas de BEVs

Observatório INDICATA | Outubro vê aumentar as vendas de BEVs

Analisar as dinâmicas de mercado é um exercício interessante e Portugal é um caso de estudo. Em muitos outros mercados, o gasóleo tem vindo a perder quota de mercado, tornando-se a gasolina o grupo motopropulsor dominante, enquanto a procura de BEVs tem diminuído devido ao aumento dos custos da energia.

Em Portugal, verifica-se exactamente o contrário. Em Novembro de 2022, os veículos usados online B2C a diesel representavam 62,86% das vendas, apenas uma fracção atrás da quota de 63,6% que tinham em Dezembro de 2020. As vendas de usados a gasolina perderam 5,1 pontos percentuais durante esse mesmo período, enquanto os BEVs usados viram a sua quota de mercado crescer de 1,56% em Dezembro de 2020 para uma quota de 4,48% em Novembro deste ano, com grande parte desse crescimento este ano.

Vendas de BEVs usados derrapam

Como vimos noutras paragens, as vendas de BEVs atingiram o seu pico em Março, antes do aumento dos custos da energia. A oferta limitada e o aumento dos preços foram factores adicionais que provocaram a queda nas vendas. Os BEVs tornaram-se mesmo a motorização que vendia mais rápido em Março de 2022 e permaneceram em primeiro ou segundo lugar durante o resto deste ano, o que é mais uma diferença entre o mercado português e muitos outros mercados europeus.

O nosso índice de preços de retalho de usados online B2C baseia-se num conjunto consistente de veículos indexados a Janeiro de 2022 e, tipicamente, veríamos uma curva descendente dos preços médios devido ao ciclo de vida do produto. Juntamente com Itália, Portugal é o único outro Estado membro da UE abrangido pelo nosso relatório que ainda vê os preços médios online dos veículos usados B2C a subir.

Os preços continuam a aumentar

Os preços médios até Dezembro eram 0,4 pontos percentuais mais altos do que no início de Novembro e são agora 13,0pp mais altos do que em Dezembro de 2021. Embora os preços médios dos BEVs online pareçam ter-se desviado dos padrões observados nos outros grupos  motopropulsores, vale a pena notar quantos BEVs novos foram lançados  nos últimos 3-4 anos que estão agora a aparecer no mercado de usados,  criando alguma volatilidade nos preços médios.

#anecrarevista #indicata #mercadousados #anecra #frotas #gestãodefrotas #atualidade #mercadousados #comprarcarro #usados