Recarregar o futuro

Recarregar o futuro

A mobilidade do futuro está a avançar sobre rodas elétricas. Uma boa infra-estrutura de carregamento é crucial para a popularização dos veículos elétricos. Assim como saber que tipo de carregamento é o mais apropriado de acordo com as características do veículo, a hora e local de carregamento. O carregamento de veículos elétricos pode ser confusa, mas é mais fácil do que parece, quando se familiarizar com alguns dos conceitos. Com isto em mente, um perito da SEAT S.A. explica em detalhe os diferentes modos de carregamento do futuro.

Uma questão de voltagem. “Carregar a bateria de veículos híbridos e elétricos depende principalmente de dois fatores: a capacidade da bateria do automóvel e a potência do carregador disponível, e isto influência os diferentes tempos de carregamento” explica Ramón Calderón, Diretor de Relações Institucionais de e-Mobilidade da SEAT S.A. A capacidade da bateria é a quantidade de energia elétrica que consegue armazenar, enquanto a potência é a quantidade que o carregador pode fornecer ao veículo. “Os condutores de veículos elétricos podem escolher entre vários modos de carregamento: tipo 2 (carregamento lento), tipo 3 (carregamento semirrápido) e tipo 4 (carregamento super-rápido ou ultrarrápido). Dependendo da capacidade de bateria do veículo, da potência do carregador e do cabo de ligação, levará mais ou menos tempo a carregá-lo”, explica Ramón.

Durante a noite. Se tiver um veículo híbrido plug-in ou um veículo elétrico pequeno em casa, pode deixá-lo a carregar durante a noite na garagem com um carregador lento do tipo 2. Com esta opção, o veículo é ligado à rede elétrica através de um adaptador que se liga a uma tomada doméstica (tipo Schuko) para garantir um carregamento seguro. Neste modo, (para uma capacidade de 3,6 kW) a bateria num híbrido leva entre 3 e 4 horas para carregar de 0 a 100% e no caso de um veículo elétrico, demora uma média de 16 horas, dependendo da potência, do cabo e da capacidade da bateria. No entanto, no caso de um veículo de alcance consideravelmente longo 100% elétrico ou plug-in híbrido, como o SEAT Tarraco e-HYBRID, a opção mais conveniente é o modo de carregamento semirrápido tipo 3. Isto requer um dispositivo de carga montado na parede, popularmente conhecido como wallbox, que está equipado com vários sistemas de proteção necessários para a segurança da instalação elétrica e do veículo. “Devido à sua segurança, fiabilidade e velocidade, o uso do modo 3 prevalece sobre o modo 2, à medida que a potência de carga e a capacidade da bateria dos veículos elétricos aumentam”, diz Ramón. Este modo permite utilizar potências mais elevadas em casa e, ao mesmo tempo, otimizar os tempos de carregamento. Um híbrido como o CUPRA Formentor seria carregado em menos de 3 horas e um veículo 100% elétrico em menos de 10 horas em média, dependendo da potência e das características da bateria.

Uma tarde de compras. Longe de casa, a maioria dos pontos de carregamento públicos são obrigados a ter carregadores do tipo 3 ou semirrápidos. Neste modo, o veículo elétrico ou híbrido é ligado à rede AC através de conectores Mennekes. Tendo em conta que a potência destes pontos de carregamento público é superior (cerca de 11 kW), o tempo médio de carregamento para um veículo híbrido plug-in será entre 30 minutos e 1 hora, enquanto para um veículo 100% elétrico, o carregamento de 0 a 100% demorará entre 4 e 6 horas.

Uma pausa para o café. O super-rápido modo 4, destinado apenas a veículos de longo alcance totalmente elétricos, como o CUPRA Born, permite recarregar pelo menos 70% da bateria em pouco mais de 30 minutos (para um carregador de 100 kW), o tempo que leva a parar para um café, e 100% em aproximadamente uma hora. Ao contrário dos modos anteriores, que utilizam corrente alterna, o recarregamento do modo 4 é feita em corrente contínua, o que permite uma carga mais rápida, uma vez que o veículo não tem de fazer quaisquer conversões. O conector padrão mais frequentemente utilizado para este tipo de carregamento é o CCS. “Dado o seu preço elevado e custo de instalação, estes carregadores não são feitos nem recomendados para uso doméstico, e juntamente com o modo 3, são os que os utilizadores encontrarão em centros comerciais, em vias públicas ou em locais de trabalho”, diz Ramón. As unidades do tipo 4 também incluem carregadores ultrarrápidos, criados especialmente para estações públicas de carregamento de EV exteriores, onde se pode recarregar o veículo durante viagens longas ou em situações em que se tem muito pouco tempo de espera. Com este modo, que pode exceder 250 kW de potência, um veículo 100% elétrico típico seria carregado em menos de 30 minutos.

É importante notar que o carregador e o veículo comunicam continuamente durante o carregamento, de modo a não exceder a potência admissível da bateria. Por outras palavras, um veículo que pode ser carregado a uma potência máxima de 125 kW, mesmo que seja carregado num carregador de 250 kW, nunca excederá 125 kW. O contrário também é verdade; mesmo que o veículo possa ser carregado a 250 kW, um carregador de potência inferior nunca o irá exceder.