Vulcan e Stellantis exploram energia geotérmica para abastecer a fábrica de Rüsselsheim

Vulcan e Stellantis exploram energia geotérmica para abastecer a fábrica de Rüsselsheim

A Stellantis e a Vulcan Energy Resources Limited, assinaram um acordo de princípio vinculativo para a primeira etapa de um projeto de várias fases para o desenvolvimento de novos projetos geotérmicos destinados a descarbonizar o fornecimento de energia da unidade industrial da Stellantis em Rüsselsheim, na Alemanha, onde são produzidos os modelos DS 4 e Opel Astra. Com base nas atuais condições, o projeto poderá fornecer uma parte significativa das necessidades anuais de energia do complexo industrial já a partir de 2025.

A primeira fase do projeto, localizada no extremo norte da área de intervenção da Vulcan, no Vale do Alto Reno, incluirá um estudo de pré-viabilidade para a construção, por parte da Vulcan, de instalações geotérmicas para utilização por parte da Stellantis. Se for bem sucedida, a fase seguinte irá concentrar-se na perfuração, em estudos mais avançados e no seu desenvolvimento. A Stellantis terá como objetivo obter um financiamento para 50% do desenvolvimento do projeto, que também é apoiado pelo governo local.

A Stellantis e a Vulcan terão como objetivo produzir eletricidade limpa e fornecê-la à rede para consumo interno e externo, de acordo com a Lei de Energias Renováveis da Alemanha (EEG), para além de produzir aquecimento para ser transferido para a unidade fabril da Stellantis.

“Esta parceria com a Vulcan reforça o nosso compromisso em promover melhores soluções de energia limpa em toda a nossa empresa”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “É uma das muitas ações que implementámos para gerar resultados, impacto e sustentabilidade, em linha com o nosso plano estratégico ‘Dare Forward 2030’.”

A Stellantis está empenhada em tornar-se na líder do setor em matéria de mitigação das alteraçõese climáticas, tornando-se neutra em carbono até 2038 passando por uma redução de 50% até 2030. O acordo com a Vulcan Energy representa a primeira utilização potencial da Stellantis de energia geotérmica renovável para descarbonizar e posicionar os seus abastecimentos de energia numa instalação industrial.

“A principal missão da Vulcan é a descarbonização, por meio de energia renovável e carbono neutro, e o fornecimento de lítio processado sem recurso a combustíveis fósseis”, comentou o Dr. Francis Wedin, Diretor e CEO da Vulcan. “A Vulcan está aqui para apoiar a Stellantis, o nosso maior cliente de lítio e um dos nossos principais acionistas, na descarbonização das suas operações na Europa. Mantendo-nos focados nos nossos desenvolvimentos geotérmicos de lítio no centro do Upper Rhine Valley Brine Field, este projeto representa uma oportunidade complementar para expandir o nosso ‘pipeline’ de desenvolvimento para algumas das áreas externas no Vale do Alto Reno, com o apoio de parceiros industriais como a Stellantis”.

O acordo com a Stellantis também aumenta o impacto de descarbonização da Vulcan na indústria europeia de veículos elétricos, complementando a prevenção de carbono do seu Projeto Zero Carbon Lithium™ e criando valor para os acionistas.

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot #LithiumIon #Batteries #ElectricVehicles #VulcanEnergy