Stellantis e Terrafame estabelecem acordo de abastecimento de sulfato de níquel para baterias de veículos elétricos

Stellantis e Terrafame estabelecem acordo de abastecimento de sulfato de níquel para baterias de veículos elétricos

A Stellantis e a Terrafame Ltd. anunciaram ontem a assinatura de um contrato de fornecimento de sulfato de níquel para baterias de veículos elétricos (EV). A partir de 2025, a Terrafame, sedeada na Finlândia, irá fornecer sulfato de níquel à Stellantis durante o prazo de cinco anos estabelecido no contrato. O acordo com a Terrafame faz parte da forte estratégia de eletrificação  da Stellantis e permitirá cobrir parte significativa das necessidades de níquel sustentável, oriundo de fontes regionais.

“Este acordo faz parte do fornecimento de matéria-prima chave para ir ao encontro das nossas necessidades em termos de baterias para veículos eletrificados”, referiu Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Continuamos a construir uma nova cadeia de valor global com parceiros de topo para apoiar a nossa estratégia global, bem como para impulsionar o nosso compromisso de liderar a indústria na mitigação das mudanças climáticas, tornando-nos neutros em carbono até 2038, bem à frente dos nossos concorrentes”.

Como parte do plano estratégico “Dare Forward 2030”, a Stellantis anunciou que tem como objetivo, até 2030, que 100% das suas vendas de automóveis de passageiros na Europa e 50% das vendas de carros de passageiros e camiões ligeiros nos EUA sejam veículos elétricos a bateria (BEV). Para disponibilizar aos seus clientes uma mobilidade limpa, segura e acessível, a Stellantis planeia investir, até 2025, mais de € 30.000 milhões em eletrificação e desenvolvimento de software, procurando tornar-se 30% mais eficiente do que a indústria em termos de Capex total e gastos em I&D versus receitas.

A Terrafame opera, na Finlândia, uma das maiores fábricas de químicos para baterias do mundo. Com um processo de produção integrado, que começa na sua própria mina e que termina com a produção de produtos químicos para baterias numa unidade industrial, a produção da Terrafame é totalmente rastreável. Além disso, fruto de uma tecnologia de produção exclusiva, a pegada de carbono do sulfato de níquel produzido pela Terrafame está entre as mais baixas do setor.

“A cooperação com líderes da indústria, como a Stellantis, fortalece a posição da Terrafame como um importante parceiro no domínio dos produtos químicos para baterias destinadas à indústria automóvel europeia”, disse Joni Lukkaroinen, CEO da Terrafame. “Nestes tempos difíceis há, claramente, uma forte procura por produtos químicos para baterias produzidos de uma forma sustentável e transparente, feitos na Europa, para a Europa. Estamos orgulhosos por fazer a nossa parte na descarbonização da mobilidade europeia e aumentar a eficiência da indústria automóvel europeia”.

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot #Batteries #ElectricVehicles #Terrafame #níquel