Caetanobus fornece 30 autocarros 100% elétricos e produzidos em Portugal à Carris

Caetanobus fornece 30 autocarros 100% elétricos e produzidos em Portugal à Carris

Segundo o site Eco a compra é de 12,7 milhões e irá assegurar a implementação de “novos sistemas de auxílio à condução”. Tanto os autocarros como os carregadores serão totalmente produzidos em Portugal.

A fabricante de autocarros e chassis CaetanoBus vai fornecer 30 autocarros elétricos à Carris. O custo associado a esta compra é de 12,7 milhões de euros e irá assegurar a implementação de “novos sistemas de auxílio à condução”. Não só os autocarros serão totalmente produzidos em Portugal, como também os respetivos carregadores.

Esta é a segunda vez que a Carris encomenda este tipo de autocarros à Caetanobus: desde 2019 que existem já 15 unidades a operar. No entanto, a nova frota possui outras características, avança a empresa em comunicado. Os 30 autocarros “possuem agora uma nova versão de baterias, que fornecem uma autonomia melhor e que permite aos operadores realizarem rotas mais longas, com o mesmo carregamento”, lê-se.

Os veículos terão ainda “novos sistemas de auxílio à condução”, nomeadamente: um sistema de retrovisão por câmaras (substituindo, a pedido do operador, os espelhos convencionais); um sistema de radar que alerte para a distância a que o autocarro se encontra dos veículos à sua frente; e um sistema que alerte ainda o motorista para a existência de pedestres, ciclistas e trotinetes junto dos autocarros.

O objetivo é que estes sistemas promovam “uma condução mais segura, não só para motoristas e passageiros, mas também para todos os cidadãos”, assegura a Caetanobus.

O negócio entre Carris e Caetanobus envolve ainda o fornecimento e instalação de 16 carregadores Siemens (também produzidos em Portugal) e um sistema de controlo e monitorização das infraestruturas de carregamento.

“Esta encomenda de autocarros vem incentivar a indústria portuguesa num momento muito critico, não só pela produção em território nacional dos 30 autocarros, mas também pela produção em Portugal dos respetivos carregadores”, declarou Nuno Lago de Carvalho, chief commercial officer da fabricante. E acrescentou: “É um grande orgulho para a Caetanobus ser, uma vez mais, a empresa mais bem posicionada num concurso internacional tão competitivo”.

Texto original escrito pelo site Eco.

#anecrarevista #mercadousados #anecra #atualidade  #reparação #aftermarket #atualidade #peças #salvadorcaetano #caetanobus #CaetanoAuto #GrupoSalvadorCaetano