DEKRA disponibiliza serviço de teste rápido para bateria de veículos eletrificados

DEKRA disponibiliza serviço de teste rápido para bateria de veículos eletrificados

A DEKRA lançou no mercado um novo teste rápido de baterias para veículos eletrificados. O processo patenteado foi validado pela RWTH Aachen University e também por diversos fabricantes de veículos, após a realização de testes de validação. Por regra, o teste real não excede quinze minutos para fornecer um valor preciso para o estado de conservação de uma bateria. “Como a bateria representa uma grande parte do valor total de um veículo elétrico, o seu estado de conservação é um fator decisivo”, diz a DEKRA.

O teste é baseado na medição das características da bateria durante um test drive muito curto. Basta uma breve aceleração ao longo de 100 metros, durante a qual os dados são lidos através do interface de diagnóstico integrado.

O know-how está na base de dados e no algoritmo subjacente

O know-how essencial, no entanto, está na capacidade de interpretar os valores medidos. “O processo é apoiado por uma base de dados altamente sofisticada e um algoritmo extremamente complexo. Os dados principais são determinados antecipadamente para cada tipo de veículo, com base em test drives sob uma ampla gama de condições. A isto segue-se uma estruturação e uma maior complexidade de cálculos, em parte com a ajuda da inteligência artificial, a que designamos processo de ‘parametrização’. No teste, os resultados da medição são avaliados com base nesses parâmetros específicos”.

100 modelos de veículos estarão brevemente disponíveis

Atualmente, a lista de veículos para os quais a DEKRA pode realizar um teste rápido inclui mais de 70 modelos de volume de vários fabricantes a nível mundial.Espera-se que a procura pela verificação do estado de conservação de baterias de veículos eletrificados cresça nos próximos anos. Graças aos apoios governamentais, centenas de milhares de veículos com baterias ou acionamentos híbridos estão a entrar agora no mercado. Assim que mudam de mãos, a saúde das suas baterias torna-se um fator altamente relevante na determinação do seu valor.

“Particularmente na gestão de veículos usados, a determinação precisa e rápida do estado de conservação é extremamente importante para que o processo seja transparente e seguro. Com outros métodos, o processo geralmente leva pelo menos várias horas; às vezes dias – incluindo ciclos de carga e descarga demorados. Portanto, a grande vantagem é que podemos fornecer uma avaliação altamente fiável num tempo muito curto. Ninguém mais no mercado oferece um método tão rápido.”

#anecrarevista #DekraPortugal #atualidade #reciclagem #reparação #aftermarket