Audi adere ao Alliance for Water Stewardship

Audi adere ao Alliance for Water StewardshipA partir de 2023, a Audi é o primeiro fabricante de automóveis premium a aderir à Alliance for Water Stewardship (AWS). Esta coligação global de empresas, ONGs, e do setor público dedica-se à gestão da água em toda a cadeia de valor; este passo permitirá que a fábrica da Audi em San José Chiapa, no México, procure a certificação ao abrigo do International Water Stewardship Standard, também conhecido como o AWS Standard.

A água potável é um dos recursos mais valiosos do mundo, e é por isso que a Audi se concentra na utilização económica e eficiente da água no seu programa ambiental Mission:Zero. A empresa quer manter o seu próprio consumo de água tão baixo quanto possível e, ao longo do tempo, deixar de utilizar água potável na produção. Até 2035, prevê-se que o consumo de água com um peso ecológico por veículo produzido irá diminuir cerca de metade nas cinco fábricas de produção da Audi, de 3,75 a cerca de 1,75 metros cúbicos (de 3747 ,5 litros para 1749 litros). Além disso, a Audi, juntamente com os seus fornecedores, está a comprometer-se com o consumo económico de água ao longo de toda a cadeia de abastecimento.

Ao aderir à AWS, a Audi está a estender o seu compromisso com a gestão sustentável de água para administração da água. “Como fabricante, temos a obrigação de garantir que gerimos os recursos valiosos de forma diligente e sustentável ao longo da nossa cadeia de valor”, diz Dirk Grosse-Loheide, Membro do Conselho de Gestão de Compras e TI. “O nosso compromisso para com a rede AWS baseia-se na adesão e na colaboração trans setorial com as empresas líderes da indústria. Ao mesmo tempo, oferece também uma importante plataforma para a troca de ideias com outras corporações.”

O AWS Standard é uma estrutura reconhecida internacionalmente para empresas e organizações que querem utilizar a água da forma mais eficiente possível (gestão da água) e prestar atenção a todos os grupos de interesse relevantes nas áreas específicas das bacias hidrográficas (administração da água). Implementar a norma com êxito significa melhorar os aspetos sociais, ecológicos e económicos locais; para tal, a AWS enfatiza uma abordagem de administração da água, que inclui e vai além gestão da água para abordar as preocupações com a água em cinco efeitos: boa administração da água; equilíbrio sustentável da água; boa qualidade da água; áreas importantes relacionadas com a água; e água, saneamento e higiene segura (WASH). “A Audi é agora uma das mais de 170 empresas que têm um papel de liderança na administração da água. Na AWS, vemos a adesão como uma demonstração de compromisso com os princípios da administração da água e como uma oportunidade prática para reforçar o desempenho interno no que diz respeito a metas relacionadas com a água e objetivos de sustentabilidade. Estamos ansiosos para acolher a AUDI AG na nossa Aliança e estamos entusiasmados com as contribuições que pode dar para expandir uma colaboração global e multi-stakeholder para um mundo seguro em água e para a sua liderança no setor automóvel”, afirma Adrian Sym, CEO da AWS.