Observatório INDICATA | Mercado em dificuldades, uma vez que o segmento com menos de 2 anos está a desaparecer

Observatório INDICATA | Mercado em dificuldades, uma vez que o segmento com menos de 2 anos está a desaparecer

Quando começámos a publicar o Observatório INDICATA foi com o objectivo de manter a indústria informada sobre mudanças no mercado de automóveis usados inicialmente decorrentes da pandemia de Covid. O que não esperávamos na altura era a escala de volatilidade que vimos como resultado disso e de outros factores emergentes.

O nosso acompanhamento histórico do mercado português de automóveis usados online B2C mostrou uma forte dependência de automóveis com menos de 2 anos de idade, que representavam cerca de 40%-45% das vendas. Mas, com um número significativamente menor de automóveis provenientes da actividade Rent-a-Car devido à pandemia de Covid e, mais recentemente, à incapacidade de os Fabricantes fazerem muito em termos de registos tácticos, as vendas destes automóveis usados mais jovens caíram e representavam apenas 20,07% do mercado em Janeiro de 2023.

Isto representa uma diminuição de mais de 50% na quota de mercado. Este declínio tem sido espelhado nos níveis de stocks usados online B2C que nos últimos dois anos caíram de quase 35% para apenas 21,67%, no início de Fevereiro de 2023.

O governo português apoiou elevados investimentos em infra-estruturas de carregamento, e isto fez com que fosse um dos mercados que parecia mais disposto a adoptar os BEVs. De facto, em Março de 2022, as vendas de BEVs representavam 5,96% das vendas de automóveis usados, mas apenas dez meses mais tarde, caíram para apenas 4,23% do mercado total de Janeiro de 2023. Entretanto, os níveis de stock de BEVs no início de Fevereiro representam 4,04% do stock total online, um aumento de 42,8% em apenas seis meses.

O mercado viu os preços médios dos BEVs reduzirem-se mais rapidamente do que os outros grupos motopropulsores e, embora isto não tenha produzido qualquer crescimento significativo nas vendas de BEVs, eles estão pelo menos a vender ao mesmo nível que os outros grupos motopropulsores com um MDS de 84 dias, em linha com os automóveis usados a Gasolina.

O nosso índice de preços de retalho de automóveis usados B2C online baseia-se num conjunto consistente de veículos indexados contra Janeiro de 2022 e, normalmente, veria uma curva descendente dos preços médios devido ao impacto do ciclo de vida do produto. Portugal foi um dos últimos mercados a ver os preços médios cair e a descida de 0,2 pontos percentuais em termos mensais no início de Fevereiro é apenas o segundo mês consecutivo de redução de preços e estes ainda são 11,6pp mais altos do que no final de 2021.