SkillsPortugal, Maior Campeonato Nacional das Profissões

SkillsPortugal, Maior Campeonato Nacional das Profissões

De 7 a 12 de março de 2023, Portimão vai ser o palco do maior evento nacional de educação e formação: o CAMPEONATO NACIONAL DAS PROFISSÕES | SkillsPortugal Portimão 2023.

As provas decorrem de 8 a 10 de março, datas em que as portas do Portimão Arena vão estar abertas ao público.

350 jovens altamente qualificados vão competir entre si, em mais de 50 profissões, em provas que simulam situações reais de trabalho.

Numa espécie de Jogos Olímpicos das profissões, os participantes são atletas de alta competição nas áreas profissionais que representam.

A competição é dirigida a formandos entre os 17 e os 25 anos, que frequentam ou concluíram um percurso de qualificação na área da educação e formação profissional.

Para chegarem aqui, os concorrentes passaram por fases de pré-seleção e provas regionais e vão agora disputar, entre si, o título de campeão nacional em cada profissão.

Os participantes medalhados podem vir a representar Portugal na 8ª edição do Campeonato da Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro de 2023 em Gdansk, na Polónia, e na 46ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em setembro de 2024.

No último Campeonato do Mundo das Profissões, Special Edition, Portugal conquistou 2 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata, e 4 medalhas de Excelência.

O objetivo da competição é a valorização da formação e do trabalho desenvolvido pelos profissionais em áreas estratégicas nos mais diferentes setores de atividade e que permita o reconhecimento das profissões junto dos mais jovens e das empresas para o crescimento económico do país.

“Desde o momento que soube da existência dos campeonatos de profissões, senti uma vontade imensa de participar, representar o país e conseguir bons resultados para Portugal. Tornar-me campeão europeu foi um sonho realizado, mas mantive o foco necessário para continuar a trabalhar para o derradeiro objetivo: o campeonato mundial. E assim foi, sagrei-me campeão do mundo na profissão de Desenho Industrial CAD. A minha maneira de ver a vida mudou completamente a partir do momento que comecei a minha formação profissional. Diria que antes era um aluno normal, com notas médias, sem grandes objetivos de vida traçados. Atualmente, considero-me um jovem com objetivos e focado para os concretizar”, João Teixeira, 22 anos, campeão nacional, europeu e mundial em CAD.

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #formacaoanecra #anecraformação #formador #formacao #IEFP #entidadeempregadorainclusiva #emprego