Stellantis anuncia alocação de veículos da plataforma STLA Large centrada em produtos BEV à Fábrica de Cassino

Stellantis anuncia alocação de veículos da plataforma STLA Large centrada em produtos BEV à Fábrica de Cassino

A Fábrica de montagem de Cassino, em Itália, que atualmente produz veículos para as marcas premium e de luxo Alfa Romeo e Maserati, fabricará também veículos, que serão conhecidos posteriormente, baseados na plataforma STLA Large, flexível e centrada em produtos BEV.

O anúncio foi feito hoje por Carlos Tavares, CEO da Stellantis, durante uma visita à tecnicamente avançada fábrica de montagem, que constrói os modelos Alfa Romeo Giulia e Stelvio, bem como Maserati Grecale.

“A fábrica de Cassino tem um historial rico de inovação e de tecnologia”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Os veículos que estamos a projetar para as plataformas STLA irão revolucionar a experiência de condução, através de conteúdos e de capacidades de vanguarda, razão por que confiamos nos trabalhadores qualificados e na gestão desta infraestrutura da Stellantis para controlar os nossos ousados objetivos de custos e de qualidade. O apoio da nossa força de trabalho em Cassino e a visão de futuro das autoridades locais e nacionais permitem eletrificar, ainda mais, os nossos esforços para deliciar os clientes com uma mobilidade limpa, segura e acessível.”

Cassino torna-se, assim, na segunda unidade fabril da Stellantis a ser nomeada, publicamente, para a produção de veículos assentes na plataforma STLA Large, juntando-se à Fábrica de Windsor, no Canadá.

Inaugurada em 1972, a Fábrica de montagem de Cassino, na região de Piedimonte San Germano, no centro-sul de Itália, é uma fábrica altamente automatizada, com mais de 1.200 robôs instalados, e inclui operações de estampagem, chapa, pintura e de peças plásticas. A fábrica dedica particular atenção à conservação de energia e de recursos. Desde 2017 já conseguiu reduziu para metade o consumo de água, e capta energia solar através de células fotovoltaicas instaladas nos seus parques de estacionamento.

A STLA Large é uma das quatro arquiteturas de elevada flexibilidade para veículos, centradas em produtos do tipo BEV, e que sustentam o plano de eletrificação da Stellantis. A plataforma STLA Large, que servirá de base para vários futuros veículos das marcas da Stellantis, foi projetada para oferecer até 800 km de autonomia elétrica, utilizando módulos de acionamento elétrico (EDM) e baterias modulares projetados pela Stellantis. Os designers e engenheiros têm flexibilidade para ajustar o comprimento e a largura da plataforma e a configuração do sistema de propulsão para permitir a sua adaptação a diferentes produtos.

A Stellantis está a investir mais de € 30.000 milhões até 2025 em eletrificação e software, para entregar produtos BEV que vão ao encontro das necessidades dos clientes, incluindo uma capacidade de carregamento rápido líder da classe.

O investimento é um elemento-chave do plano estratégico “Dare Forward 2030”, que aponta a uma redução significativa de emissões de CO2, em metade até 2030, comparando com as métricas de 2021, de modo a alcançar a neutralidade carbónica até 2038, com uma compensação percentual de um dígito das restantes emissões. Entre as principais metas do plano “Dare Forward 2030” inclui-se, também um objetivo de 100% de vendas de automóveis de passageiros na Europa e de 50% de vendas de automóveis de passageiros e camiões ligeiros nos EUA, sejam BEV até ao final da década; a ambição de duplicar a Receita Líquida até 2030 (vs 2021) e de manter margens de Lucro Operacional Ajustado de dois dígitos ao longo da década; e o objetivo de fazer da Stellantis o número um em satisfação dos clientes para produtos e serviços em todos os mercados, até 2030.

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