Frota gerida em renting teve o melhor ano de sempre

Frota gerida em renting teve o melhor ano de sempre

Em 2022, a frota em circulação de renting totalizava 2,1 mil milhões de euros e mais de 126 mil carros – “os valores mais altos de sempre desde que há registo”.

Quem o diz é a ALF – Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting que diz que mesmo embora as contingências provocadas pela guerra na Ucrânia e consequente aceleração da subida de preços, todo o sector do financiamento especializado registou ganhos de milhares de milhões de euros em Portugal.

E mesmo apesar da escassez de carros novos, o renting conseguiu crescer 7% no número de viaturas novas contratadas.

Os efeitos da crise de semicondutores na entrega de viaturas novas acabaram por condicionar um ritmo mais rápido de entrada em circulação de veículos novos, diz a ALF. No entanto, a associação refere que a forte adaptabilidade dos seus associados permitiu encontrar alternativas para as frotas das empresas, nomeadamente a extensão de contratos.

Assim, a frota total com investimento das empresas de renting superou mesmo uma nova barreira em 2022.

Já o leasing registou um aumento do valor financiado na ordem dos 3,5%, “puxado pela melhor prestação da locação financeira mobiliária”, diz a ALF.

O valor do leasing mobiliário aumentou 5,4% para 1,5 mil milhões de euros.

E embora tenham sido financiadas menos viaturas em 2022 do que em 2021, tal teve como contrapeso o aumento do valor médio por veículo, totalizando assim mais de mil milhões de euros investidos em ligeiros e pesados.

Texto original escrito pela Fleet Magazine

#anecrarevista #frotas #gestãodefrotas #anecra #mercadousados  #leasing #Factoring #renting #ALF