Aiways adota soluções inteligentes e processos inovadores para produção otimizada

Aiways adota soluções inteligentes e processos inovadores para produção otimizada

A Aiways, marca representada em Portugal pela Astara, está já a obter importantes frutos de um conceito de produção inovador e mais eficiente, resultado da conjugação de uma unidade de produção altamente automatizada e digitalizada em Shangrao, China, com a versatilidade conferida pela plataforma MAS (do inglês More Adaptable Structure), que pode servir de base até um máximo de 15 modelos.

Focada em exclusivo no fabrico de veículos 100% elétricos, a Aiways optou por explorar caminhos totalmente novos, numa altura de grande turbulência no setor automóvel e em que é necessário empreender uma revolução tecnológica que permita aumentar a resiliência industrial.

“Estamos a criar automóveis inovadores para um futuro centrado na mobilidade sustentável e a desenvolver mundos totalmente novos para os seus utilizadores”, refere o fundador da empresa, Samuel Fu. A marca pretende tornar mais fácil a transição para a mobilidade elétrica, oferecendo tecnologia, espaço e segurança.

Plataforma MAS: versatilidade e convergência

A versatilidade da plataforma MAS permite produzir diversas formatos de carroçaria para diferentes segmentos. Além do já conhecidos SUV compacto U5 e SUV coupé U6, dois modelos familiares, esta plataforma pode ser a base de veículos para o popular segmento MPV (Multi-Purpose Vehicle), bem como de sedans e carrinhas, particularmente importantes no mercado europeu.

“A nossa plataforma é o coração da marca. Com o seu design inteligente, podemos alcançar até 90% de convergência”, realça o vice-presidente executivo de Operações Internacionais da Aiways, Alexander Klose. “Este fator reduz de forma significativa o tempo de desenvolvimento e permite-nos lançar um novo modelo todos os anos. Especialmente no segmento de veículos elétricos, ainda com pouca escala e sensível aos custos, é uma vantagem sobre a concorrência”.

Melhores parceiros globais

Com uma taxa de automatização superior a 90% e com recurso a processos de fabrico inovadores, a fábrica da Aiways em Shangrao é uma das mais modernas do mundo. O sistema “Aiways Smart Factory”, desenvolvido em conjunto com a Siemens, torna esta unidade de produção verdadeiramente única. O departamento de Investigação e Desenvolvimento de Inteligência Artificial da Aiways utiliza uma cópia digital do processo de fabrico para reproduzir os processos de produção em tempo real, e realizar uma comparação constante entre o valor alvo e o valor atual. Seja em relação ao momento de execução das tarefas, às matérias-primas ou às ferramentas a utilizar, o mundo virtual e o fabrico real estão permanentemente sincronizados. Isto permite antecipar as melhores opções para o processo produtivo, assim como garantir 100% de qualidade durante a operação.

Com o objetivo de salvaguardar esta vantagem a longo prazo, a Aiways tem-se associado aos melhores fornecedores e prestadores de serviços. Por exemplo, a unidade de produção de carroçarias da fábrica de Shangrao é equipada pela Kuka, incluindo 410 robôs que conseguem produzir 30 carroçarias por minuto. A unidade de pintura, equipada pela Eisenmann e com quase 60 mil metros quadrados de área, consome até 50% menos energia e produz quase 90% menos produtos químicos para reciclagem comparativamente às fábricas convencionais, graças às tintas fornecidas pela BASF. A zona de montagem foi totalmente equipada pelo especialista alemão Dürr, sendo monitorizada em tempo real pela fábrica virtual baseada na nuvem.

Atualmente, as instalações de Shangrao têm capacidade para produzir 150 mil veículos todos os anos. Podem sair da linha até seis modelos diferentes em paralelo, praticamente sem trabalho de adaptação. A capacidade máxima planeada é de 300 mil unidades por ano, com 1200 colaboradores.

#anecrarevista #anecra #atualidade #maismobilidade #mobilidade #ue #uve #mobilidadeurbana #EVs #carregamentoelétrico #veículoselétricos #Sustentabilidade #veiculoseletricos #aiways #aiwaysU5