Observatório INDICATA | Apesar dos preços terem caído as vendas de BEVs usados foram as terceiras mais baixas num ano

Apesar dos preços terem caído as vendas de BEVs usados foram as terceiras mais baixas num ano

As vendas de BEVs usados em Fevereiro foram apenas 3,69% do total de vendas de automóveis usados, o que foi o terceiro pior desempenho em um ano. Como todos os outros grupos motopropulsores viram a sua quota de mercado permanecer relativamente estável, parece que os compradores já não se sentem inclinados a investir num BEVs usado em números cada vez maiores, como aconteceu antes da crise energética.

Esta queda na procura também ocorreu ao mesmo tempo que um número crescente de automóveis BEVs novos começa a atingir o mercado de automóveis usados e, como resultado, os níveis de stock de BEVs começam a disparar. Em Agosto de 2022, os BEVs usados representavam apenas 2,79% do stock online, mas apenas sete meses depois aumentaram em 149,5%, para uma quota de mercado de 4,17%.

Os Fabricantes ainda não conseguem apoiar registos tácticos com a venda de automóveis com menos de 1 ano de idade, 59,23% abaixo do valor registado no ano anterior, e o impacto pode ser visto no perfil etário das vendas de automóveis usados. No início de 2021, 40%-45% das vendas eram automóveis com menos de 2 anos, sendo 30%-35% automóveis com mais de 5 anos. Em Março de 2023, os automóveis com menos de 2 anos de idade representavam apenas 26,37% do mercado, sendo os automóveis mais antigos responsáveis por 52,47% das vendas. A razão por detrás desta queda na venda dos automóveis usados muito mais novos é a disponibilidade de stock, que caiu de 33,78% do total do stock de automóveis usados online B2C no início de Abril de 2021 para apenas 23,05% do stock no início de Março de 2023.

O nosso índice de preços a retalho de automóveis usados B2C online baseia-se num conjunto consistente de veículos indexados contra Janeiro de 2022 e, normalmente, veríamos uma curva descendente de preços médios, impulsionada pelo ciclo de vida do produto. A escalada dos preços dos BEVs usados que definiram o primeiro semestre do ano passado viram os preços atingir um pico no nosso índice de 110,4 no início de Setembro de 2022, mas desde então entraram em declínio à medida que os retalhistas tentam limpar os níveis crescentes de stocks, com os preços médios a descer para apenas 104,0 pontos no início de Março. Todos os grupos motopropulsores viram os preços cair no início de Março, com a média dos preços dos automóveis usados B2C a descer 0,2 pontos percentuais em termos mensais. Contudo, os preços ainda são 7,5pp mais altos do que no início de 2022 e 11,5pp acima de Dezembro de 2021.

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