A Itália aumenta a procura por biocombustíveis enquanto a UE tenta desbloquear a eliminação gradual do motor de combustão.

A Itália aumenta a procura por biocombustíveis enquanto a UE tenta desbloquear a eliminação gradual do motor de combustão.

A Itália avisou a Comissão Europeia de que só apoiará uma solução para desbloquear a planeada eliminação gradual dos automóveis com motor de combustão da UE até 2035 se permitir que a venda de automóveis que funcionam com biocombustíveis continue após essa data.

A União Europeia está a correr para salvar a sua principal política de redução das emissões de CO2 dos automóveis, após a Alemanha ter apresentado oposição de última hora à lei, que eliminaria gradualmente as vendas de novos automóveis com motor de combustão a partir de 2035.

Tanto a Itália como a Alemanha exigiram que a UE autorizasse a venda de novos automóveis com motor de combustão após 2035, se estes funcionassem exclusivamente com combustíveis electrónicos neutros em carbono – o que poderia apoiar os fabricantes de automóveis com motor de combustão e peças.

Numa carta dirigida esta semana à Comissão, a Itália afirmou que a oferta deve abranger também os biocombustíveis – os derivados de biomassa como as plantas.

“A Itália não aceitaria uma interpretação indevidamente restrita por parte da Comissão de ‘combustíveis neutros em termos de CO2’, que inclui apenas combustíveis electrónicos e não biocombustíveis”

“A Itália não aceitaria uma interpretação indevidamente restrita por parte da Comissão de ‘combustíveis neutros em termos de CO2’, que inclui apenas combustíveis electrónicos e não biocombustíveis”, disseram três ministros italianos, dos transportes, ambiente e empresas, na carta datada de 21 de Março e vista pela Reuters.

Bruxelas está em conversações com a Alemanha para tentar resolver a disputa, com alguns funcionários esperando chegar a um acordo antes de uma cimeira de líderes da UE na quinta-feira. Países incluindo a Polónia e a República Checa também levantaram questões com a lei.

Numa tentativa de a resolver, a Comissão elaborou uma proposta para permitir aos fabricantes de automóveis registar novos automóveis que funcionem exclusivamente com combustíveis neutros em carbono. O projecto, visto pela Reuters na terça-feira, não incluiu os biocombustíveis na definição de “combustíveis neutros em termos de carbono”.

Um porta-voz do Ministério dos Transportes italiano disse não ter recebido uma resposta à carta.

Os ministros italianos disseram na sua carta que esperavam que a Comissão propusesse a venda após 2035 de automóveis que funcionassem com quaisquer combustíveis que, quando queimados num motor, apenas libertassem emissões de CO2 que fossem capturadas do ar durante o seu fabrico.

#anecrarevista #mercadousados #reparação #anecra #pneus #aftermarket #atualidade #combustiveis #gasoleo #gasolina #ambientes #ue #diesel #Euro7