“Conduz um Prinz e és um rei” – o NSU Prinz

“Conduz um Prinz e és um rei” – o NSU Prinz

A marca tradicional NSU, que celebra o seu 150º aniversário em 2023, representa a transformação. O melhor exemplo disso é o compacto NSU Prinz, dos anos 50. Em 1955, a NSU era o maior empregador da região de Neckarsulm e líder da indústria como o maior fabricante mundial de veículos de duas rodas. Mas a procura por motociclos estava em declínio: à medida que a prosperidade aumentava, também crescia a vontade das pessoas de ter um ” tejadilho sobre as suas cabeças” – queriam conduzir carros. Assim, a NSU reinventou-se, relançando-se com sucesso como fabricante de automóveis com o NSU Prinz em 1958. Neste primeiro episódio da história da NSU, a Audi Tradition apresenta “the Prince”.

Chegou o momento do Milagre do Reno: na sequência da devastação da Segunda Guerra Mundial, na década de 1950, a economia alemã recuperou. Os lucros estão a aumentar, e o número de pessoas que podem comprar um carro aumenta exponencialmente. No entanto, na NSU, a transição de duas para quatro rodas não foi imediata; inicialmente, a unidade de desenvolvimento testou um carro de três rodas chamado Max Kabine. O nome derivava de uma mota da NSU, a NSU Max. Mas a performance do protótipo Max Kabine em test drives não era promissora e por isso, no final de 1955, a administração da NSU autorizou o projeto do carro compacto.

Transformar uma fábrica de veículos de duas rodas numa fábrica de automóveis é um grande feito – tanto em termos organizacionais como financeiros. Mas graças a um empréstimo bancário de cerca de 30 milhões de marcos na altura, e a uma garantia, concedida pelo estado de Baden-Wurttemberg, a NSU conseguiu terminar a fábrica como planeado. Durante esse período, uma equipa de desenvolvimento estava a trabalhar no projeto do novo carro. Já em meados de 1956, os três primeiros protótipos do novo carro da NSU foram para a estrada para testes e só um ano depois ficaram prontos para a produção em série. No verão de 1957, a empresa com sede em Neckarsulm revelou o NSU Prinz, inicialmente denominado de NSU Lido, na produção da pré-série. O NSU Prinz era uma berlina moderna de duas portas com uma carroçaria totalmente em aço autossustentável. A brochura do carro afirma: ” O Prinz oferece tudo o que se espera de um carro na sua classe atual: boas proporções, espaço suficiente para quatro adultos, excelente potência do motor, características de condução de topo, e grande conforto de condução”. A NSU optou por um design de motor traseiro com um motor de dois cilindros de 20 cv e disponibilizou dois modelos. O Prinz I era uma versão básica rebaixada, que só estava disponível em verde-claro, enquanto o Prinz II, era a chamada versão de exportação, com barras estabilizadoras cromadas à frente e atrás, com Prinz escrito de lado, com um painel de instrumentos no tablier, e com janelas de batente. O Prinz II estava disponível numa vasta gama de cores: branco Calla, azul índigo, verde cedro, cinza lava, e Sahara beige, entre outras. No lançamento, o modelo de base NSU Prinz custava 3,645 marcos, enquanto o Prinz II estava disponível a partir de 3,985 marcos.

Sucesso económico previsto para os membros posteriores da família Prinz

O primeiro NSU Prinz saiu da linha de montagem em março de 1958. Os 6.500 funcionários da NSU na época tinham grandes expectativas para este pequeno carro. No entanto, o sucesso de vendas não foi imediato: durante o seu período de produção (de 1958 a 1960), só foram vendidos 1.648 dos modelos Prinz I; os clientes preferiram claramente o mais luxuoso Prinz II, que vendeu 62.587 unidades durante o seu período de produção de três anos. Em 1959, a empresa lançou outra versão, a NSU Sport Prinz, com uma carroçaria única inspirada nas tendências do design italiano da época. Apresentado pela primeira vez em 1961, o novo slogan da empresa vangloriava-se de: “Conduz um Prinz e és um rei”. (“Fahre Prinz und du bist König”) Depois do NSU Prinz III (do qual 30.332 foram construídos entre 1960 e 1962), o novo sucessor, o Prinz 4, começou a conquistar a maioria dos condutores a partir de 1961. Até 1973, foram fabricados um total de 576.619 carros Prinz 4. Depois do domínio do segmento de carros pequenos com o Prinz 4, a NSU aventurou-se a estabelecer uma posição mais alta em 1964, com a empresa com sede em Neckarsulm a entrar na classe de tamanho médio com o Prinz 1000.

Hoje, o pequeno Prinz tem uma base de fãs leais e importantes, que organiza regularmente passeios, encontros de clubes e até séries de corridas.

#anecrarevista  #anecra #atualidade #comprarcarro  #aftermarket  #reparação #aftermarket  #volkswagen  #volkswagenautoeuropa