A nova e 100% elétrica RAM 1500 REV revelada no Salão Internacional de Nova Iorque com uma autonomia projetada acima dos 800 km

A nova e 100% elétrica RAM 1500 REV revelada no Salão Internacional de Nova Iorque com uma autonomia projetada acima dos 800 km

A novíssima e 100% elétrica RAM 1500 REV (versão 2025) – a primeira pick-up ligeira elétrica a bateria da RAM Truck – foi apresentada no Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque. Toda a gama RAM oferecerá aos seus clientes soluções eletrificadas que proporcionam tecnologia avançada disruptiva e de vanguarda nos próximos anos.

“A RAM 1500 REV 100% elétrica representa um marco monumental no nosso trajeto contínuo para oferecer as melhores soluções eletrificadas da indústria e fortalecer, ainda mais, a nossa gama premiada”, disse Mike Koval Jr., CEO da marca RAM – Stellantis. “Acreditamos em dar aos nossos clientes o leque certo de soluções de propulsão e vamos continuar a redefinir o segmento das ‘trucks’.  A nossa nova RAM 1500 REV ultrapassa a concorrência nas áreas em que os clientes mais se preocupam, incluindo a autonomia, a capacidade de reboque, a carga útil e o tempo de carregamento”.

A RAM 1500 REV (versão 2025) oferecerá aos clientes duas opções totalmente elétricas, incluindo uma bateria, proposta de série, com 168 kWh para uma autonomia até 563 km, e uma bateria maior, opcional, com 229 kWh, para uma autonomia superior a 800 km. Ambas as versões podem acrescentar até 177 km de autonomia em cerca de 10 minutos com o carregamento rápido DC de 800 volts, para um máximo de até 350 kW, oferecendo, assim, aos clientes soluções de carregamento rápido e conveniente.

Carregamentos bidirecionais do tipo vehicle-to-vehicle, vehicle-to-home e vehicle-to-grid proporciona à RAM 1500 REV a flexibilidade para carregar outro veículo elétrico da Stellantis ou fornecer energia de volta à rede. Com a missão da RAM de facilitar a vida dos utilizadores, esta pick-up também pode alimentar uma casa com energia durante uma tempestade, abastecer uma festa na traseira da casa ou fornecer energia a um acampamento ou local de trabalho. Um carregador elétrico embarcado com tomada na caixa de carga pode fornecer até 7,2 kW, enquanto outro painel elétrico, colocado no frunk (bagageira frontal), oferece uma capacidade de carga até 3,6 kW.

Outros dados de desempenho incluem um tempo de 4,4 segundos na aceleração dos 0 aos 100 km/h, graças a uma potência de 654 cavalos e a 840 Nm de binário, passagem a vau até 60 centímetros, 6.350 kg de capacidade de reboque e uma carga útil de 1.224 kg.

A RAM está empenhada na inovação e na liderança em termos de motorizações com uma gama que vai ao encontro de qualquer necessidade dos clientes de pick-ups, satisfazendo as exigências do mundo real. A RAM oferece atualmente os 4×4 mais eficientes em termos de combustível e a pick-up mais rápida, mais veloz e mais potente, saída de fábrica.

A versão 2025 da RAM 1500 REV está disponível em cinco versões: Tradesman, Big Horn/Lone Star, Laramie, Limited e introduz uma variante totalmente nova, Tungsten.

A RAM 1500 REV faz parte da contribuição significativa da marca RAM para o plano estratégico “Dare Forward 2030” da Stellantis, concebido para liderar a forma como o mundo se move, fornecendo soluções de mobilidade inovadoras, limpas, seguras e acessíveis. Como parte do “Dare Forward 2030”, a Stellantis está a investir mais de 30 mil milhões de euros até 2025 em eletrificação e software, de modo a oferecer veículos elétricos a bateria (BEV) que satisfaçam as exigências dos clientes.

A novíssima RAM 1500 REV XR, com uma autonomia no topo do segmento, seguir-se-á à introdução da RAM 1500 REV 100% elétrica.

Referência eletrificada sem cedências na capacidade, potência, desempenho e eficiência líderes de segmento

A RAM 1500 REV proporciona aos consumidores um novo nível de desempenho, com módulos duplos de acionamento elétrico (EDM) com 250 kW que combinam o motor, a caixa de velocidades e o inversor, juntamente com a capacidade de tração integral. A versão 2025 da RAM 1500 REV dispõe de um EDM no eixo dianteiro, com uma desconexão automática das rodas que permite ao rodado dianteiro rodar livremente em determinadas condições, maximizando a eficiência. Um outro EDM de 250 kW encontra-se posicionado no eixo traseiro, ficando disponível com um diferencial traseiro de bloqueio eletrónico.

A bateria de série com 168 kWh tem uma autonomia prevista máxima de 563 km e a bateria opcional de grande capacidade com 229 kWh uma autonomia prevista máxima de 800 km. Ambas podem adicionar até 177 km de autonomia em cerca de 10 minutos com carregamento rápido DC de 800 volts, para um máximo de 350 kW, oferecendo aos clientes uma solução de recarga rápida e conveniente. A vida dos clientes é facilitada, graças à capacidade de carregamentos bidirecionais do tipo vehicle-to-vehicle, vehicle-to-home e vehicle-to-grid, que permitem alimentar uma casa com energia durante uma tempestade, abastecer uma festa na traseira ou fornecer energia a um acampamento ou local de trabalho. Um carregador elétrico embarcado com tomada na caixa de carga pode fornecer até 7,2 kW, enquanto outro painel elétrico, colocado no frunk (bagageira frontal), oferece uma capacidade de carga até 3,6 kW.

A versão 2025 da RAM 1500 REV assenta na nova plataforma STLA Frame, concebida especificamente para veículos elétricos, com construção do tipo body-on-frame. A novíssima estrutura de aço de alta resistência é composta por materiais avançados para serem leves, mas rígidos e duráveis. A arquitetura STLA Frame é mais larga no meio para permitir incorporar, eficientemente, o conjunto de baterias, utilizando em simultâneo a proteção proporcionada pelas longarinas. Uma proteção total da parte inferior torna a pick-up mais aerodinâmica, com um coeficiente de arrasto de 0,340.

Os condutores irão desfrutar de uma condução e comportamento líderes no segmento, com uma suspensão traseira independente, multibraços, com suspensão pneumática, ativa e com amortecimento adaptativo, única no segmento. A suspensão pneumática ajustável permite cinco modos diferentes: entrada/saída, aero, normal, off-road 1 e off-road 2. As novíssimas jantes de 22 por 9 polegadas forradas a alumínio, com pneus 275/50 R22 Pirelli Scorpion para todas as estações, conseguem uma combinação inigualável de resistência ao desgaste e redução do ruído de rolamento.

A capacidade de condução autónoma do veículo inclui os sistemas Hands-free Active Driving Assist e ParkSense Automated Parking System. O sistema Active Driving Assist está disponível para condução autónoma mãos-no-volante/olhos-na-estrada e mãos-livres/olhos-na-estrada, recorrendo à centralização automática na faixa de rodagem com controlo adaptativo da velocidade de cruzeiro. O sistema utiliza vários sensores, incluindo radares e câmaras para escolher as estradas apropriadas para a tecnologia.

Estilo moderno exibe a nova face dos futuros modelos RAM eletrificados

A versão 2025 da RAM 1500 REV exibe um estilo moderno e contemporâneo que transmite a imagem ousada e heróica pela qual a RAM é conhecida, evoluindo, ao mesmo tempo, o seu ADN rumo a um futuro eletrificado de elevado significado. A nova face dianteira é imediatamente reconhecível, sendo ao mesmo tempo provocadora pelo seu grafismo e arquitetura visual. A RAM 1500 REV totalmente elétrica inclui a assinatura de iluminação “tuning fork”, com faróis LED Premium, o emblema “R-A-M” redesenhado de uma forma mais moderna e contemporânea e a tampa do frunk com abertura elétrica com um só toque. Com 424 litros, oferece a maior capacidade do segmento. A RAM 1500 REV integra uma moderna secção frontal, na cor da carroçaria, para a diferenciar da restante gama de pick-ups ligeiras, mantendo, ao mesmo tempo, o ADN da RAM.

A primeira pick-up ligeira totalmente eletrificada da RAM mantém-se fiel às suas raízes, com linhas musculadas da carroçaria e cavas das rodas alargadas para albergar pneus todo-o-terreno de 20 ou 22 polegadas. A RAM 1500 REV 100% elétrica apresenta um capô totalmente novo e desenhado especificamente esbelto e musculado, maximizando o volume interno do frunk. Uma linha de cintura alongada e arqueada percorre a lateral da carroçaria, prolongando-se da frente para trás, enquanto uma escultura sofisticada assegura um perfil lateral moderno e coeso, que estabelece harmonia entre a frente e a traseira.

A tomada de carga foi cuidadosamente colocada no painel frontal do lado do condutor e, quando em utilização, é iluminada por uma luz LED intermitente. Um som audível assinala que a RAM 1500 REV está ligada à corrente e que o carregamento começou. A entrada de carga apresenta carregamentos AC de Nível 1 e 2 na metade superior e carregamentos rápidos DC na metade inferior do carregador.

Passando à secção traseira da RAM 1500 REV, as versões Tungsten apresentam um portão traseiro elétrico totalmente novo e um logótipo “R-A-M” novo, moderno e contemporâneo.  Tal como a dianteira, a traseira da RAM 1500 REV apresenta um novo design dos farolins LED, específico desta versão EV, que se estendem até ao portão traseiro, indicando ser esta a oferta RAM de uma pick-up ligeira e 100% elétrica.

A nova Ram 1500 REV (versão 2025) oferece a melhor caixa de carga protegida do segmento, integrando a inédita e conveniente “RamBox”, com uma tomada de energia de 115 volts. A “RamBox” é iluminada, bastante versátil, à prova de intempéries, bloqueável e inclui tubos de drenagem no fundo das caixas de armazenamento.

Materiais premium, autênticos complementam aquela que é a RAM 1500 tecnologicamente mais avançada de sempre

A versão 2025 da nova RAM 1500 REV eleva, uma vez mais, a fasquia em termos de interiores de pick-ups com uma variedade de materiais premium autênticos que são, ao mesmo tempo, confortáveis e duráveis. A equipa de design de interiores concentrou-se nas texturas, cores, materiais de primeira qualidade e em continuar a melhorar a funcionalidade para um luxo inesperado em todo o interior. Os materiais autênticos e de primeira qualidade incluem fibra de carbono, elementos metálicos e de couro que se combinam para proporcionar um nível de luxo que apenas se encontra numa pick-up da marca RAM.

A RAM 1500 tecnologicamente mais avançada de sempre oferece uma série de características de topo incorporadas no habitáculo líder do segmento, incluindo o avançado sistema Uconnect 5, com um novo ecrã sensível ao toque de 14,5 polegadas, um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e um ecrã para o passageiro de 10,25 polegadas, inédito no segmento, a que se junta um espelho retrovisor digital, um sistema de head up display e um sistema de áudio Klipsch Reference Premiere.

Outras características melhoradas incluem um e-shifter (funcionalidade P/R/N/D com novos botões para o modo ecológico, bloqueio dos eixos, controlo de descida em declive e para abrir e fechar o frunk), novos botões para a regeneração (Normal ou sistema One Pedal Driving para máxima regeneração), botão de arranque redesenhado que agora apresenta um símbolo de potência iluminado, botão de pressão para o gancho de reboque e um grupos de botões de acessórios que, quando equipado com o ecrã táctil de 14,5 polegadas, utiliza botões virtuais quer no ecrã, quer diretamente na parte inferior exterior do ecrã.

A nova RAM 1500 REV Tungsten proporciona aos clientes uma experiência de luxo, mantendo-se fiel à natureza de viatura de trabalho da RAM 1500. O interior do Tungsten em Indigo/Sea Sal inclui nova pátina de platina semi-baça com metal de textura dupla e detalhes de diamante serrilhado, revestimento de camurça do tejadilho e dos pilares A e B e palas protetoras do sol, banco do condutor aquecido e ventilado, forrado a couro acolchoado premium, e bancos de passageiros com regulação elétrica em 24 posições, incluindo definições de memória e uma função de massagem, apoio lombar elétrico e apoios de cabeça com regulação elétrica de quatro vias. Outras características que dão à versão Tungsten uma sensação e aparência bem trabalhada e de elevada qualidade, incluem um emblema “Tungsten” na consola central, com letras incrustadas, e serrilhado em diamante que também exibe, orgulhosamente, o número de identificação do veículo (VIN), bisel em alumínio escovado com pátina de platina, uma alavanca única da caixa, um sistema áudio ultra-premium Klipsch Reference Premiere com 23 altifalantes, dois carregadores sem fios para smartphones e um kit de pedais metálicos.

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot