Panorama Standvirtual | Oferta de veículos elétricos usados sobe 31% em março face ao ano passado, com elétricos premium a crescer 51%

Panorama Standvirtual | Oferta de veículos elétricos usados sobe 31% em março face ao ano passado, com elétricos premium a crescer 51%

O Standvirtual, acaba de divulgar o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de março de 2023.

«Na categoria de elétricos, verificamos um aumento muito significativo da oferta de veículos no mercado de usados, o que pode significar várias coisas. Uma delas é a dinâmica do mercado de veículos novos, que está, finalmente e de forma gradual, a recuperar a sua capacidade de entrega de veículos. Por outro lado, pode também significar que, por esse mesmo motivo, os condutores de veículos elétricos estão satisfeitos e estão a começar a substituir os veículos que compraram inicialmente por outros novos que lhes ofereçam mais performance e autonomia de quilómetros», comenta Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.

Em março, verifica-se um crescimento de +9% na oferta do total de veículos usados, acompanhado por um decréscimo geral de -8% na procura, em relação ao período homólogo de 2022. A recuperação sente-se sobretudo nas marcas de luxo, com a procura a aumentar +10% e a oferta a aumentar +11%. As marcas premium têm +5% de procura do que no ano passado e +8% de oferta.

COMBUSTÍVEL

  • Há um crescimento de +31% da oferta de veículos elétricos usados e de +51% dos elétricos premium em março, em comparação com o ano passado. No que diz respeito à procura, verifica-se um decréscimo -49% nos carros elétricos. Contrariando os meses anteriores, os elétricos premium também mostram um ligeiro decréscimo de -9% da procura face a março do ano passado.
  • A oferta de carros a diesel e a gasolina cresce ligeiramente, entre +4% e +10%, respetivamente, face ao período homólogo de 2022. O Diesel revela um ligeiro crescimento da procura (+5%) face a 2022, com a procura por veículos a gasolina a manter-se igual.
  • Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina e Híbridos a Diesel representam cerca de 11% da procura e cerca de 9% da oferta, em março.
  • Diesel (65%) e Gasolina (26%) mantêm-se as tipologias mais procuradas.
  • Em março, a gasolina é a única tipologia de combustível com maior oferta de anúncios (30%) do que procura (26%). Nas restantes, a procura iguala ou supera sempre ligeiramente a oferta.

PREÇOS

  • Veículos acima de 30.000€ continuam a ser os que revelam maior aumento da procura em março (+12%), face ao mesmo período do ano passado, seguindo-se os veículos entre 15.000€ a 30.000€ (+2%). Também a oferta aumenta +32% e +22%, respetivamente. A procura por veículos abaixo de 15.000€ desce -8%, com a oferta a descer -12%.
  • A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua a registar o maior número de visualizações em março (39%), com os anúncios (55%) a superarem as visualizações. Também a categoria entre 25.000€ e 40.000€ regista ligeiramente mais anúncios (21%) do que visualizações (19%).

ANO DE MATRÍCULA

  • A procura cresce sobretudo nos carros entre 5 a 10 anos (+8%) em março, face a março de 2022. Seguem-se os carros entre 10 a 15 anos, com um aumento de +5% da procura, e entre 3 a 5 anos (+2%). A procura desce nos carros até 1 ano (-31%) e entre 1 e 3 anos (-12%).
  • A oferta revela crescimento em relação ao mesmo mês de 2022 nos veículos 5 a 10 anos (+22%), entre 3 a 5 anos (+21%) e entre 1 e 3 anos (+12%). Automóveis entre 10 a 15 anos (-9%) e até 1 ano (-4%) registam quebras de oferta em março, relativamente ao ano anterior.
  • Carros com matrícula entre 2015 e 2016 são os mais visualizados em março (cerca de 9%), seguidos dos carros matriculados em 2019 (cerca de 6,5%).

SEGMENTO E MARCA

  • Em março, a procura cresce nos segmentos SUV (+12%), cabrio (+5%) e utilitários (+3%) em relação ao mesmo mês do ano passado. A procura desce nos restantes segmentos, sobretudo nos pequenos citadinos (-39%). No caso da oferta, esta sobe na generalidade das categorias, mas sobretudo nos SUV (+30%) e utilitários (+9%).
  • SUV (20%), carrinhas (18%) e utilitários (17%) são os segmentos mais procurados em março. A oferta supera a procura nas categorias de SUV (22%), carrinhas (19%), utilitários (17%) e citadinos (15%).
  • A BMW (13,2%), a Mercedes-Benz (12,5%) e a Renault (9%) mantém-se as marcas mais procuradas em março, bem como as mais anunciadas (cerca de 11% em todas).
  • No que diz respeito aos carros mais procurados em março, por intervalo de preços, estes são o Renault Megane na categoria até 5.000€, o BMW Serie 3 na categoria dos 5.000€ aos 10.000€, o Mercedes-Benz Classe C na categoria dos 10.000€ e 25.000€, na categoria dos 25.000€ aos 40.000€ e na categoria acima dos 40.000€.
  • Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, Renault Zoe e o BMW Serie i.

#anecrarevista #mercadousados #standvirtual #olxgroup #anecra #atualidade #comprarcarro