Observatório INDICATA | As vendas de BEVs usados continuam a perder quota de mercado

As vendas de BEVs usados continuam a perder quota de mercado

Será Portugal outro mercado que se encaminha rapidamente para uma crise de BEVs usados? Enquanto as vendas de BEVs novos ultrapassaram 16% das vendas deste ano, os BEVs usados representaram apenas 3,63% do mercado de automóveis usados em Março. Os BEVs perderam quota de mercado todos os meses deste ano, e a esse ritmo de vendas, poderá produzir um enorme excesso de oferta de BEVs usados durante os próximos anos.

Os BEVs representavam 4,61% do stock online B2C no início de Abril, um aumento de 71,4% em termos homólogos e, tal como a maioria dos outros países, o aumento dos níveis de stock de BEVs não mostra sinais de abrandamento. Os retalhistas portugueses têm tentado estimular as vendas através da redução dos preços de retalho, resultando na queda dos preços médios de BEVs no nosso índice de preços de retalho de automóveis usados para 101,8 pontos em comparação com 109,3 no início de Dezembro de 2022. Mas isto não parece ser suficiente para atrair os compradores para os automóveis eléctricos.

Tal como os outros mercados do sul da Europa, o Gasóleo continua a ser a motorização mais popular, representando 61,51% das vendas de automóveis usados em Março, enquanto a Gasolina apenas consumiu 28,76%. No entanto, o crescimento das vendas de Híbridos usados parece ter estagnado, com as vendas durante a maior parte dos últimos seis meses a oscilarem entre 5,5% e 6,4%.

No entanto, os automóveis usados a Gasolina continuam a ser a motorização de venda mais rápida, com um Market Days’ Supply de 80 dias no início de Abril, em comparação com 86 dias para o Gasóleo e 96 dias para Híbridos.

O nosso índice de preços a retalho de automóveis usados online B2C baseia-se num conjunto consistente de veículos indexados contra Janeiro de 2022 e, de um modo geral, veria uma curva descendente de preços médios, impulsionada pelo ciclo de vida. No entanto, embora os preços médios no início de Abril fossem 0,7 pontos percentuais mais baixos em termos mensais, ainda são 6,6pp mais altos do que no início de Janeiro de 2022.

Apesar dos automóveis usados a Gasóleo liderarem em termos de quota de mercado, os preços da Gasolina são os melhores do nosso índice, a 109,9 em Abril de 2023, significativamente mais altos do que a motorização favorita de Portugal, o Gasóleo, a 104,6.

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