Os Parts Specialists mostram a substituição do sensor de NOx

Os Parts Specialists mostram a substituição do sensor de NOx

Neste mais recente vídeo da oficina, os Parts Specialists têm que lidar com uma falha no sistema de escapate. Kevin e Lars não apenas cuidam da substituição do sensor de NOx com defeito, mas também dão dicas úteis sobre como evitar falhas na vida cotidiana da oficina e explicam a função do sensor.

Começa-se pela inspeção principal, que inclui o teste de emissões de escape, que é devido no veículo dos Parts Specialists. Durante os testes de emissões, os valores são determinados a partir da unidade de controle por meio de um sensor. Quando a luz de controle de emissões do veículo pisca, os profissionais da oficina fazem um diagnóstico, que mostra o erro “sensor de óxido de nitrogênio”. Segundo Lars, isso indica que a comunicação não está bem e que o sensor de NOx está afetado.

Na primeira etapa, os Parts Specialists verificam o conector, que não apresenta nenhum defeito evidente, como oxidação. A seguir, Lars verifica os PINs do sensor de NOx, que também parecem perfeitos. Como o cabo também não apresenta atrito ou outros danos, a dupla decide remover o sensor para examiná-lo mais de perto em busca de possíveis causas de falha.

Enquanto Kevin cuida do sensor, Lars mede o cabo com o multímetro. Para isso, é necessário o esquema elétrico – a menos que se trate de um veículo mais novo. Neste caso, a pessoa é parcialmente guiada pelo teste. Para a medição, conecta-se um PIN à unidade de controle, e o outro PIN ao cabo. Assim, você poderá verificar se o chicote elétrico está com defeito e, portanto, causando problemas de comunicação. Como o sensor é controlado pelo barramento CAN, as duas linhas CAN também devem ser medidas.

Lars e Kevin têm uma dica importante sobre o software das unidades de controle. Ele tem que estar sempre atualizado. Em alguns casos, o sensor também deve ser substituído ao mesmo tempo e um número de artigo diferente instalado. Como o sensor e os cabos para a unidade de controle estão em boas condições do lado de fora, os profissionais da oficina suspeitam que a falha esteja dentro do sensor de NOx e então voltam sua atenção para um novo modelo.

A função do sensor de NOx é medir os óxidos de nitrogênio no fluxo de gases de escape. Os resultados são analisados e repassados para a unidade de controle. Além disso, este sensor regula a injeção de AdBlue, ou seja, a injeção de ureia no fluxo de gases de escape, para cumprir a norma EURO5 e evitar gases nocivos ao meio ambiente. Aqui devemos fazer uma distinção entre os veículos nos quais um sensor de NOx é instalado antes do catalisador para medir os óxidos de nitrogênio. Também há veículos com sensor de NOx instalado após o catalisador. Ele verifica a função do catalisador.

O funcionamento exato do sensor de NOx é explicado no vídeo dos Parts Specialists, assim como as diferentes variantes.

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