CUPRA x ROSALÍA de A a Z – eis como foi criada a colaboração desafiante e pouco convencional

CUPRA x ROSALÍA de A a Z - eis como foi criada a colaboração desafiante e pouco convencional

“C” de CUPRA e “R” de ROSALÍA, esta é a história de dois caminhos que convergem para inspirar o mundo a partir de Barcelona. Apresentada na nova campanha da marca CUPRA, ROSALÍA recita um “Abcdefg” diferente do que consta do seu álbum MOTOMAMI, galardoado com um Grammy, numa peça que quebra convenções e vai para além dos automóveis. Explora o espírito, a atitude e a mentalidade da marca com o seu próprio alfabeto. Descubra o que está por detrás da mais recente colaboração da CUPRA com uma das artistas atuais mais aclamadas internacionalmente.

O som de uma ideia.

“Uma única palavra ou letra não é suficiente para descrever a CUPRA, são necessárias muitas mais, como um alfabeto inteiro”, afirma Ignasi Prieto, Diretor de Marketing Global da CUPRA. Foi assim que surgiu a ideia de reinterpretar “Abcdefg” de ROSALÍA: “Ouvimo-la na rádio e soubemos que tínhamos encontrado a fórmula para a campanha perfeita”, explica Isahac Oliver, Diretor Geral de Criação da &Rosàs. Foi uma oportunidade única para aprofundar os valores partilhados entre a CUPRA e a artista. Não só pela ligação óbvia com Barcelona, mas também pela “nossa visão global, a forma como desafiamos o status quo e o compromisso com a emoção em tudo o que fazemos, transformando-o em experiências; ROSALÍA com as suas canções e nós com os nossos automóveis” acrescenta Ignasi.

A combinação perfeita.

Para uma marca tão densa em conceitos como a CUPRA, foi fácil encontrar palavras para cada letra. Assim, surgiu ‘H’ para ‘herói’, para os novos modelos para a nova era; ‘E’ para ‘elétrico, excitante, emoções’ ou ‘C’ para ‘capitão’, para a futebolista e membro da Tribo CUPRA, Alexia Putellas. “Formámos o par perfeito com a ROSALÍA”, diz Isahac. “É uma artista que só trabalha com marcas com as quais se identifica ou partilha valores, e gostou muito da ideia”, acrescenta. Até esteve envolvida no processo criativo: “Foi ela que inventou o ‘qué cute’ (que giro) para a letra Q.”

O poder da autenticidade.

Uma vez terminada a letra, ROSALÍA emprestou a sua voz a este alfabeto pouco convencional num estúdio em Miami, e depois foi a vez da montagem visual. Mais de 40 cenas inspiradas por cada palavra foram filmadas em cinco dias. “É um conceito completamente diferente, honesto e até experimental”, explica Isahac. “Inclui muitos estímulos visuais destinados à Geração Z, estabelecendo uma ligação clara e orgânica com o público da artista e da CUPRA”, afirma. Por exemplo, há uma cena criada com recurso a inteligência artificial. No total, foram necessários três meses de produção criativa muito exigente para chegar ao produto final.

Imagens que falam.

O vídeo realça as raízes a que ROSALÍA se refere nas suas canções, por exemplo, associando “New era, never enough” a uma enxaneta, a criança que coroa um castell (castelos humanos típicos da Catalunha), com um capacete “motomami” como o da capa do seu último álbum. Também explora a ligação partilhada com a cidade de Barcelona, com destaques para a gastronomia do bairro de Raval. O vídeo conta com a participação de vários embaixadores da Tribo CUPRA, como os futebolistas do FC Barcelona Alexia Putellas, Marc ter Stegen e Ansu Fati, a jogadora de padel Ariana Sánchez, a piloto de corridas Klara Andersson e o ator Daniel Brühl. Os vários modelos da marca também têm o seu lugar na peça, incluindo o CUPRA Tavascan, recentemente apresentado no evento Exponential Impulse em Berlim.

Ter tudo.

“Quando vimos o vídeo terminado, foi mágico”, diz Ignasi. Normalmente, as campanhas transmitem uma ou duas mensagens-chave, mas, neste caso, não é um produto específico que está a ser promovido, mas sim um estilo de vida – o da CUPRA. “Esta fórmula é tão especial, porque nos permite atribuir a cada palavra uma mensagem; cada palavra respira a essência da CUPRA e, pela primeira vez, temos tudo, contamos uma história que não deixa nada de fora”, acrescenta. “A mensagem é CUPRA, e isso é tudo o que importa”, conclui.

#anecrarevista #veículoselétricos #anecra #atualidade #cupra #seat #CUPRABorn