Combustível 100% renovável já chegou a Lisboa. Até ao final do ano, Repsol quer alargar a 10 estações de serviço em Portugal

Combustível 100% renovável já chegou a Lisboa. Até ao final do ano, Repsol quer alargar a 10 estações de serviço em Portugal

A estação de serviço de Alcochete, em Lisboa, é a primeira do país a receber o combustível 100% renovável da Repsol. Até ao final do ano, serão abastecidas 10 estações de serviço do país.

A Repsol tornou-se na primeira empresa a comercializar combustível 100% renovável na Península Ibérica. A energética começou a abastecer três estações de serviço, em Lisboa, Barcelona e Madrid, com um biocombustível avançado, produzido a partir de resíduos orgânicos e com zero emissões líquidas. De acordo com a nota divulgada esta quarta-feira, o objetivo será abastecer 60 estações de serviço — 50 em Espanha e 10 em Portugal — até ao final deste ano.

O fornecimento deste combustível renovável na estação de serviço de Alcochete, em Lisboa, acontece no âmbito do teste piloto, que envolve 53 viaturas.

O objetivo, conta a Repsol, é avaliar o desempenho do diesel renovável e a sua capacidade de redução de emissões. “O diesel 100% renovável utilizado no teste é do tipo HVO e apresenta até 90% de redução de emissões líquidas, de CO2”, esclarece a nota.

Durante os próximos três meses, serão utilizados mais de 400 mil litros de gasóleo 100% renovável, com uma poupança de mais de 1.100 toneladas de emissões de CO2, “que equivale a cerca de 27 viagens de avião de Lisboa a Nova Iorque”, indica a energética.

Os combustíveis renováveis são um dos pilares da estratégia da Repsol para se tornar uma empresa com zero emissões líquidas até 2050. A multienergética garante que terá uma capacidade de produção de 1,3 milhões de toneladas de combustíveis renováveis em 2025 e mais de dois milhões de toneladas em 2030.

Estes biocombustíveis, além de terem zero emissões líquidas, são produzidos a partir de matérias-primas renováveis, explica a Repsol, nomeadamente, resíduos orgânicos dos setores agropecuário e florestal e de óleos alimentares usados, e os combustíveis sintéticos, produzidos a partir de CO2 capturado e de hidrogénio renovável.

Texto original escrito pelo site Eco.sapo

#anecrarevista #anecra #atualidade #combustiveis #gasoleo #gasolina #Repsol #lubrificantes #reparação #aftermarket