ExpoMECÂNICA 2023 uma edição histórica para o pós-venda automóvel nacional

ExpoMECÂNICA 2023 uma edição histórica para o pós-venda automóvel nacional

Dezanove mil oitocentos e oitenta e sete visitantes profissionais mostraram durante três intensos dias a fibra que dá substância ao setor do pós-venda automóvel português, por ocasião da 8.ª edição do expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto. Organizado pela Kikai Eventos, o certame encerrou ontem as portas dos quatro pavilhões que, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto e em 24 mil metros quadrados de área expositiva, receberam as principais novidades de 283 dos mais representativos operadores da atividade.

À oitava etapa do acontecimento cresce para 1.553 o número total dos protagonistas que, com a ajuda dos 19.887 visitantes (e de todos os 94.259 das anteriores edições) fazem do expoMECÂNICA o que é hoje: a cimeira maior do aftermarket nacional. Que está inclusive a cativar cada vez mais empresas internacionais a marcar presença. Desta feita, foram 83 os expositores estrangeiros (oriundos de um total 11 países) – uma generosa fatia de 30 por cento dos players em mostra. Um número recorde que se junta aos outros indicadores (mais de 32 por cento de massa expositiva e quase 31 por cento de visitas, face à edição de 2021) e que guindam o acontecimento ao seu momento maior.

No balanço do evento que – literalmente – faz girar Portugal sobre rodas, José Manuel Costa, diretor do expoMECÂNICA 2023, não podia mostrar-se mais realizado, com o “sentimento do dever cumprido” e ao “encontro das expetativas que a Organização e os expositores depositaram” no Salão.

“Foi a feira com a maior área de sempre; com o maior número de expositores e com o maior índice de visitação”, sublinha o responsável organizativo, que enaltece o investimento do tecido empresarial e associativo e o apoio dos media partners na feira e o “incremento notório na qualidade de participação” (stands mais vistosos e plenos de dinamismo).

O crescimento da componente internacional – em termos de expositores e, igualmente, visitantes (19.887) – foi nota dominante e tal refletiu-se na opinião dos empresários presentes.

«Tivemos uma estreia notável, com muita participação nacional e internacional. Houve muitos contactos de negócios, sobretudo fornecedores internacionais», referiu Luís Machado, da Distrigo e Stellantis & You. Uma opinião secundada por Pedro Ferreira, da MCoutinho Peças: «Fomos abordados por vários clientes internacionais (da Polónia, Itália e Inglaterra), mas sobretudo por espanhóis».

A ideia é ainda reforçada por Pedro Costa, da PCC- Pinto da Costa & Costa: «Estamos perante uma aposta ganhadora. É a feira com mais profissionais e nota-se a presença de fornecedores estrangeiros».

Na perspetiva da Cometil, estivemos perante a melhor edição de todas. «Sexta-feira foi um dia muito forte, acima das outras feiras. É a melhor edição de todas», diz Pedro Jesus. A mesma avaliação foi feita pela “pioneira e totalista” Cetrus, que acompanha o Salão desde 2014. «Estamos perante a maior feira de sempre e será também a melhor. Vamos continuar a ser totalistas», afirmou Edmundo Costa, responsável pela empresa.

Também a Caetano Parts constata o crescimento da feira e diz estar perante uma edição recordista.  A mesma observação foi feita por José Maria, da Aguado Automoción, acrescentando ainda que o «balanço é extremamente positivo».

Uma presença muito notada foi a da AD. Este expositor ocupou praticamente o pavilhão 3 na sua totalidade e foi muito concorrido. «Tivemos centenas de profissionais a visitar o nosso espaço. É o evento do aftermarket da Península Ibérica», evidenciou Flávio Menino, da AD em Portugal.

Sempre muito concorrida, a espanhola Schaeffler constatou uma forte aposta de outras empresas na formação, o que no entender de Paulo Pinto, comercial da Schaeffler, valoriza o que já se tem vindo a fazer a este nível na feira. Notou ainda uma edição mais participada, com grande afluência ao seu stand. «Tivemos lotação completa, mais de 500 participantes em dois dias».

Em ano de celebração dos 25 anos no mercado português, também a Domingos & Morgado elogiou a evolução e a qualidade do certame português. «A feira está comparável aos outros eventos lá fora. Muito mais internacional, muito mais técnica, com visitas de extrema qualidade. Só quero ter vida para muitas mais edições», referiu ainda José Morgado.

A grande final da competição “O Melhor Mecatrónico 2023”, dinamizada pela ATEC, em parceria com o Jornal das Oficinas (JO), guindou Bruno Teixeira ao pódio.

Num evento repleto de boas novas, uma boa notícia final: o expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto regressa em 2024, de 8 a 10 de novembro.

#anecrarevista #mercadousados #reparação #anecra #pneus #aftermarket #atualidade #automovel