Kia promove “Brand Summit”para mostrar a sua visão de mobilidade na Europa

Kia promove “Brand Summit”para mostrar a sua visão de mobilidade na Europa

Numa inédita ação realizada na Alemanha, denominada The Kia Brand Summit, a Kia está a mostrar as razões pelas quais se assume como um agente de transformação da mobilidade na Europa: para além da estreia absoluta do EV9, a marca está a revelar os dados mais atuais da sua ambiciosa estratégia corporativa e a divulgar as mais recentes inovações com as quais pretende contribuir para um paradigma de desenvolvimento com foco num futuro mais sustentável para todos.

As novidades baseiam-se na bem-sucedida estratégia “Plan S”, através da qual a Kia ambiciona tornar-se um fornecedor de soluções de mobilidade sustentável, tendo como base três pilares principais: “pessoas”, “planeta” e “rentabilidade”. Sobre estes alicerces, a Kia procura criar mais valor para o consumidor, assumindo uma abordagem de negócio centrada no cliente, reduzindo as emissões de carbono através do recurso a materiais mais sustentáveis e gerando receita com uma atuação responsável.

Após o sucesso do multipremiado EV6, a Kia reforça o seu compromisso com a eletrificação na Europa ao lançar o EV9, modelo de referência. A crescente gama de EV que a marca vai introduzir até 2027 é crucial para manter a Europa como o principal mercado da marca neste tipo de veículos, sendo que o lançamento do EV9 surge em contexto positivo, fruto de mais um recorde de vendas da Kia neste continente: no primeiro trimestre de 2022, a marca averbou as suas melhores vendas de sempre, das quais 34,9% foram referentes a veículos eletrificados.

“Neste exato momento, a Kia está a viver um momento eletrizante na Europa, não apenas através de veículos elétricos revolucionários, mas também – como estamos a mostrar na Brand Summit – com serviços conectados inovadores que melhoram a experiência do utilizador e abrem caminho para soluções de mobilidade ainda mais sustentáveis”, referiu Jason Jeong, Presidente da Kia Europe.

A nível mundial, até 2030, a Kia planeia aumentar a proporção de vendas de veículos eletrificados para 55% (2,38 milhões de unidades) do total e tornar-se um dos principais construtores de EV. Este objetivo é reforçado pelo investimento de 22 mil milhões de euros nos próximos cinco anos, sendo 45% dedicados a novas áreas de negócios, como a robótica, a eletrificação e a condução autónoma.

Um momento eletrizante na Europa

A posição da Kia na Europa nunca foi tão forte. A empresa comercializou 542 423 veículos neste mercado em 2022, um aumento de 7,9% relativamente a 2021, tendo os veículos eletrificados totalizado 34,9% das vendas. Esta região continuará a desempenhar um papel fundamental na jornada da Kia para se tornar um fornecedor de soluções de mobilidade sustentável, estando a empresa a visar um crescimento de 28,5% em EV na Europa nos próximos sete anos.

Criado sobre uma plataforma específica para EV, o EV9 inclui tecnologia, design e funcionalidades sem precedentes para um SUV elétrico com estas dimensões e estatura. A capacidade de condução autónoma de Nível 3, com “AutoMode” e a funcionalidade Highway Driving Pilot “hands-off”, que estará inicialmente disponível na Alemanha, mostra o que o futuro reserva para a Europa. O “AutoMode” é o sistema de assistência à condução da Kia que pode ser atualizado de forma remota. A Kia planeia introduzir o Highway Driving Pilot 2 até 2026, o qual já suportará a condução “eyes-off” sob certas condições, com o objetivo último de permitir a condução totalmente autónoma no futuro.

O EV9 não é apenas um marco tecnológico e uma nova referência para os SUV elétricos: é, também, um automóvel que não recorre à pele natural e que incorpora uma maior utilização de materiais sustentáveis e recicláveis. E é ainda o primeiro modelo da Kia a oferecer atualizações através da loja Kia Connect.

O lançamento do EV9 surge na sequência de um ano de prémios e reconhecimentos para o EV6 e para a marca Kia. O EV6 conquistou o prémio “Carro do Ano”, o galardão mais prestigiado da indústria automóvel na Europa, bem como o título de “Carro do Ano” nos prémios What Car? de 2022, para além de uma vitória na respetiva categoria no Trophée de L’argus e um prémio Red Dot Design “Best of the Best” pelo seu design vanguardista. Conquistou ainda o prémio “Carro do Ano” na Irlanda e na Roménia, para além de ganhar a categoria “Premium” nos prémios Carro Alemão do Ano. A filosofia de design “Opposites United” da Kia, que foi recentemente exibida na Semana de Design de Milão, resultou também na conquista de vários Prémios de Design iF no ano passado. A Kia recebeu igualmente o prémio de “Construtor do Ano” nos Prémios TopGear.com. Em Portugal, o EV6 conquistou, entre outros, o prémio “Carro Elétrico do Ano” no Troféu Volante de Cristal – o mais prestigiado galardão do pais, atribuído pelos media – tendo ainda sido eleito “Carro de Empresa do Ano” pela Fleet Magazine, numa eleição reúne um leque de jurados especializados do setor de frotas e corporativo.

Conduzir a visão da Kia para a mobilidade sustentável é a estratégia do “Plano S” da companhia. Esta envolve acelerar a eletrificação, para atingir vendas anuais globais de 1,6 milhões de EV a bateria até 2030 e tornar a marca num dos principais fabricantes de EV do mundo. Implica ainda a expansão da aplicação de funcionalidades de automóveis conectados e tecnologias de condução autónoma para todos os veículos novos, de modo que estejam preparados para o futuro, como o EV9. Na Europa, a Kia planeia produzir localmente EV de pequeno e médio porte a partir de 2025 na sua fábrica da Eslováquia, uma vez que estes são os principais impulsionadores de vendas na região.

A apoiar este aumento de EV está uma rede de carregamentos europeia em constante expansão, que concede aos clientes acesso a mais de meio milhão de pontos em 28 países, graças a parcerias com a Ionity e a Digital Charging Solutions. No ano passado, a Ionity atingiu a marca de 430 parques de carregamento, com 1900 pontos de carregamento. Outros 56 estão atualmente em construção e, até 2025, espera-se que o número de locais da Ionity aumente para mais de 1000, com 7000 pontos de carregamento. Por outro lado, a DCS oferece mais de 500 000 pontos de carregamento na Europa, sendo a maior rede de carregamento da região.

A Kia também está a pensar para além da produção de automóveis, no sentido de contribuir para um futuro melhor. A conectividade avançada do EV9 poderá ajudar a reforçar o setor energético da Europa, com a tecnologia “Veículo para a Rede”, que permite que os veículos como o EV9 armazenem energia obtida de fontes renováveis e a devolvam à rede elétrica. A bateria do EV9 poderia assim tornar-se um método de armazenamento capaz de contribuir para a aceleração e o alargamento da utilização de energia verde.

Na Alemanha, a Kia Europe estabeleceu uma parceria com a start-up empresarial encore | DB para criar sistemas de armazenamento de energia em baterias de segunda vida a partir de baterias de EV usadas, retiradas de veículos Kia. O primeiro projeto-piloto conjunto foi desenvolvido e apresentado com sucesso em agosto de 2022, em Berlim. A maioria das baterias da Kia estão preparadas para a Segunda Vida. Com essas baterias, a start-up, que concluiu com sucesso a sua fase-piloto, começou a fornecer sistemas de armazenamento de energia prontos para utilização aos clientes.

Nos Países Baixos, a Kia está a trabalhar em conjunto com o governo local no projeto Safety Priority Services, concebido para fornecer aos automobilistas mais e melhores avisos de segurança a bordo, através do painel de instrumentos ou do sistema de navegação do veículo. Este projeto visa melhorar a mobilidade e a segurança e tem o potencial de proporcionar aprendizagens fundamentais que poderão ser aplicadas noutros países.

Futuro sustentável e conectado, com espaço para experiência de condução única

Para liderar o futuro mercado da mobilidade e desenvolver produtos sustentáveis, a Kia identificou os serviços de conectividade, a tecnologia de condução autónoma, o desempenho e o design como os seus quatro atributos de produto fundamentais.

A sustentabilidade é destacada pelos 34 quilos de materiais ecológicos que foram aplicados em várias peças do EV9. A Kia planeia aumentar a proporção de plástico reciclado em novos veículos para 20% até 2030, e tem apoiado a The Ocean Cleanup, uma organização global sem fins lucrativos, na recolha de resíduos de plástico do oceano. Estes serão reutilizados como acessórios em 2024, e terão utilização mais avançada em 2026, como peças de automóveis.

A Kia continuará a reduzir as emissões de carbono, no sentido de atingir emissões zero até 2045 em todas as etapas da cadeia de valor, mais concretamente no fornecimento, na produção, na logística e na eliminação, bem como na etapa de utilização do veículo. A companhia também está a inovar no sentido de melhorar a densidade das baterias – para conseguir tempos de carregamento mais reduzidos, maior autonomia e peso inferior – visando simultaneamente a redução do custo geral destes elementos em 25%, comparativamente a 2018, até 2026.

A conectividade é parte integrante da transição da Kia para o desenvolvimento de Veículos Definidos por Software (SDV). O objetivo consiste em desenvolver um software de controlo integrado sobre diversos sistemas, bem como novos sistemas de hardware, no sentido de acelerar o processo de desenvolvimento de automóveis, reduzir os custos associados e permitir serviços personalizados de veículos. Os SDV serão apoiados por uma nuvem de dados de veículos conectados a partir de 2025, que inclui o acesso a serviços e atualizações remotas que permitirão aos clientes personalizar os seus veículos.

Como elementos-chave da competitividade do produto, a Kia planeia concentrar as suas capacidades na experiência de condução e no design diferenciador. O nível de equipamento GT (de alto desempenho) para o EV9 está prestes a ser lançado, prosseguindo a imagem desportiva da marca após o EV6 GT. Relativamente ao design, a Kia continuará a implementar as linhas humanizadas, com base na filosofia “Opposites United”.

#anecrarevista #anecra #kiaportugal #veículoselétricos #atualidade #Kia #kiapicantogt #kiaceedgt #kiagtcup #kiaportugal