Observatório INDICATA | Queda dos preços dos BEVs usados impulsiona vendas

Observatório INDICATA Queda dos preços dos BEVs usados impulsiona vendas

Os preços médios dos BEVs usados B2C online têm vindo a diminuir todos os meses desde Outubro de 2022, sendo os preços em Maio de 2023 apenas 1,2 pontos percentuais mais elevados do que no início de 2022.

A redução dos preços médios dos BEVs usados estimulou as vendas, representando 4,07% do mercado online de automóveis usados B2C de Abril. As reduções de preços também ajudaram a diminuir o Market Days Supply, que melhorou para 103 dias, mas este valor continua a ser 27,2% mais lento do que a velocidade de venda dos automóveis usados a gasolina.

O mercado online B2C de automóveis usados continua a ser dominado pelos veículos a gasóleo, que representaram 62,45% do mercado de Abril, com as vendas de veículos usados a gasolina a recuarem para 27,33%.

Apesar de um aumento mensal de 2,98% na venda de automóveis com menos de um ano, os fabricantes ainda não conseguem suportar os registos tácticos, com as vendas de Abril destes automóveis usados muito jovens a serem 32,0% inferiores às de Abril de 2022.

No nosso relatório de vendas por volume, de veículos até 4 anos, o Renault Clio e o Captur mantêm o primeiro e o terceiro lugares, com o Mercedes-Benz Classe A a substituir o Renault Mégane na segunda posição. No entanto, com um MDS de 78,8 dias, ou seja, 78,8 dias de stock ao ritmo actual de vendas, o Clio vende muito mais lentamente do que o Ford Fiesta, que tem um MDS de apenas 54,5 dias.

O nosso índice de preços de venda a retalho de automóveis usados B2C online baseia-se num conjunto consistente de veículos indexados em relação a Janeiro de 2022 e, de um modo geral, registaria uma curva descendente dos preços médios impulsionada pelo ciclo de vida do produto. Os preços médios dos automóveis usados B2C online caíram pelo quinto mês consecutivo, diminuindo 0,5 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Isso ainda significa que são 6,5pp mais altos do que no início de 2022, o delta positivo mais alto para qualquer mercado europeu com volante à esquerda que cobrimos.

Os veículos híbridos usados registaram o pior desempenho mensal, com os preços médios a caírem 1,2pp, enquanto os preços dos automóveis usados a gasolina e a gasóleo caíram 0,2pp.

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