Há oito países europeus que estão formalmente contra a entrada em vigor das normas Euro 7, previstas para 2035.
Depois da notícia do possível bloqueio anunciado em Itália, há oito países europeus a manifestar a sua oposição à norma Euro 7 e querem que esta seja descartada.
Segundo um documento assinado pela França, Itália, Chéquia, Bulgária, Hungria, Polónia, Roménia e Eslováquia, e que foi enviado aos restantes países da União Europeia, considera os novos limites demasiado rigorosos e até irrealistas para os construtores de automóveis os conseguirem cumprir.
Neste mesmo documento é referido que estas oito nações se opõem a “quaisquer novas regras de emissões de gases de escape (incluindo novas exigências de testes ou novos limites de emissões), para veículos ligeiros de passageiros e comerciais”.
Além disso, no mesmo documento, é também salientado que a entrada em vigor da Euro 7 vai obrigar à alocação de recursos financeiros para o desenvolvimento de novas tecnologias para os motores de combustão interna.
Ou seja, trata-se de um possível desvio de recursos cruciais que vão ser necessários para alcançar o objetivo da própria União Europeia de banir os motores de combustão interna em veículos novos após 2035.
Tal como referido pelo Automotive News, a Alemanha não fez parte deste documento. Ainda assim, o ministro dos transportes alemão, Volker Wissing, ter demonstrado algumas reservas em relação à Euro 7.
Como sabemos, a Alemanha opôs-se ao fim dos motores de combustão interna em 2035, solicitando que fosse aberta uma exceção para o uso de combustíveis sintéticos, que são neutros em carbono.
Alguns dos executivos de topo do mundo automóvel também já expressaram a sua opinião sobre o tema.
Carlos Tavares, o diretor executivo da Stellantis, por exemplo, referiu anteriormente que estas medidas vão retirar recursos que estão a ser usados na eletrificação. E Emmanuel Macron, o presidente francês, também comentou que deveria haver uma pausa em termos de regulamentações relacionadas com o clima na União Europeia.
O que poderá mudar com a Euro 7
As novas regras Euro 7 pretendem definir novos padrões para aquela que será a última geração de motores de combustão. Estão previstas para entrar em vigor a partir do dia 1 de julho de 2025.
O grande destaque da Euro 7 passa pela harmonização dos limites de gases poluentes entre motores a gasolina e Diesel, e entre veículos ligeiros e pesados. Pelo que serão precisamente esses que irão sentir o maior impacto da nova norma.
Contudo, com a Euro 7 haverá testes de emissões mais exigentes, obrigando a que os valores limites sejam cumpridos em cenários mais amplos e extremos de condução.
E como novidade, a Euro 7 também quer combater as partículas provenientes dos travões e dos pneus, uma medida que afetará não só os automóveis com motor de combustão, mas também os elétricos.
Texto original escrito pelo site razão automóvel.