A transição da Stellantis para a eletrificação avança em força com a primeira gigafábrica de baterias da ACC inaugurada em França

A transição da Stellantis para a eletrificação avança em força com a primeira gigafábrica de baterias da ACC inaugurada em França

A Stellantis, juntamente com a TotalEnergies e a Mercedes-Benz, comemorou a inauguração da gigafábrica de baterias da Automotive Cells Company (ACC) em Billy-Berclau Douvrin, em França, a primeira de três estruturas planeadas para a Europa.

Com uma capacidade inicial de produção de 13 GigaWatts-hora (GWh), e apontando a uma evolução para 40 GWh até 2030, a instalação irá fornecer baterias de iões de lítio de elevado desempenho e com uma pegada mínima de CO2. A primeira das três unidades de produção europeias iniciará as operações antes do final de 2023.

A gigafábrica irá contribuir para o objetivo da Stellantis de aumentar a capacidade de fabrico de baterias para 250 GWh na Europa até 2030 e fará avançar a empresa na sua missão de oferecer um conjunto completo de tecnologias de baterias que vá ao encontro das necessidades dos clientes, em toda a carteira de marcas da Stellantis. A Stellantis está a garantir cerca de 400 GWh de capacidade até 2030, apoiada por cinco gigafábricas na Europa e na América do Norte, bem como por contratos de fornecimento adicionais.

“No início desta parceria, em 2020, concordámos com um ambicioso plano global para desenvolver baterias para veículos elétricos que impulsionariam o nosso plano de eletrificação da mobilidade”, declarou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “À medida que executamos a nossa estratégia ‘Dare Forward 2030’ e avançamos para alcançar esse nosso objetivo ambicioso da neutralidade carbónica até 2038, a Stellantis contribui ativamente para a transição energética europeia através de soluções EV de última geração e apoia o papel fundamental de França num futuro sustentável. Aplaudo todas as pessoas envolvidas na ACC, porque juntos estamos a construir uma forte coligação que permitirá fortalecer a competitividade da Europa.”

Contando, atualmente, no mercado, com 24 modelos BEV (Veículos Elétricos a Bateria), a Stellantis pretende quase duplicar esse número, para 47, até ao final de 2024. A empresa tem como meta disponibilizar mais de 75 modelos BEV a nível mundial e vendas globais de 5 milhões de unidades BEV até 2030. Hoje, modelos elétricos da Stellantis, como o Peugeot e-208 e o Fiat Novo 500, estão entre os cinco BEV mais vendidos em França e entre os 10 mais vendidos na Europa.

À medida a química das baterias evolui, a Stellantis tem explorado todas as tecnologias para ir ao encontro das diferentes necessidades da sua ampla base de clientes, para garantir uma mobilidade limpa, segura e acessível. Soluções inovadoras e promissoras, como a tecnologia de bateria de estado sólido da Factorial e as baterias de lítio-enxofre da Lyten, podem ajudar a melhorar a performance dos veículos e a própria experiência do cliente, criando um percurso rumo ao veículo elétrico mais sustentável para todos.

Em suporte à produção de baterias, a Stellantis, a ACC, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, o Estado Francês e a região vão criar o Centro de Formação de Baterias de Douvrin como parte do seu programa de qualificação e requalificação. Num curso de 400 horas, os funcionários da Stellantis poderão adquirir novas capacidades no fabrico de baterias, ajudando a região de Hauts-de-France a competir num setor crucial para a transição energética. Até 2025, pelo menos 600 funcionários deverão ingressar na fábrica de baterias.

Como parte do plano estratégico “Dare Forward 2030”, a Stellantis tem como objetivo que 100% das vendas de automóveis de passageiros na Europa e que 50% das vendas de automóveis de passageiros e camiões ligeiros nos EUA, sejam BEV até ao final da década. A Stellantis pretende alcançar a neutralidade carbónica líquida até 2038, tendo em conta todos os fatores, com uma compensação percentual de um dígito das restantes emissões.